Pesquisa e Inovação

Aplicativo desenvolvido no UPF Parque cadastra profissionais de saúde para ajudar vítimas das enchentes

08/05/2024

09:32

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Camila Guedes

Teleatendimento gratuito em diversas especialidades já está disponível para pessoas das áreas atingidas pela maior catástrofe climática da história do RS

Uma plataforma desenvolvida na Universidade de Passo Fundo (UPF) está ajudando as vítimas das enchentes que precisam de atendimento em saúde. O aplicativo eProHealth, criado no mestrado de Computação Aplicada em parceria com uma startup incubada no UPF Parque Científico e Tecnológico, a healthtech VisionnIT, está cadastrando profissionais de todo o Brasil dispostos a prestar atendimento gratuito, e os conectando à população que vive nas regiões atingidas. Até o momento já são mais de cinco especialidades com teleconsulta disponíveis.

O professor da UPF e idealizador do aplicativo, Jeangrei Emanoelli Veiga, explica que o aplicativo foi criado como forma de incentivar o autocuidado e colocar o paciente como protagonista no cuidado da sua saúde. Na última semana, com a catástrofe climática, a prioridade passou a ser buscar profissionais voluntários dispostos a prestar atendimento. “O aplicativo não tem custo para a população. Estamos disponibilizando nossa plataforma de maneira gratuita para os atingidos pelas chuvas que não têm como se deslocar até um posto de saúde”, destaca.

Há disponibilidade de consultas nas especialidades de clínica médica, enfermagem, psicologia, nutrição, terapeutas, clínica médica, cardiologia, endocrinologia e metabologia, além de pediatria. Os profissionais cadastrados são de toda a região do Brasil, mas também do exterior. O agendamento dos horários deve ser feito diretamente no aplicativo. Até o momento, estão disponíveis mais de 1200 horários para atendimento. Os interessados devem procurar por eProHealth na sua loja de app. Os profissionais de saúde interessados podem fazer contato pelo telefone (54) 99150-3831.

O app
A plataforma cria um prontuário eletrônico em que o paciente mesmo acessa e faz a inserção dos seus dados médicos, a evolução de tratamentos, alerta de anormalidade e, até mesmo, agendamentos de consultas, exames e procedimentos. Já quando acessado pelos profissionais de saúde e instituições de saúde, o aplicativo permite o acesso aos dados autorizados pelos pacientes, promovendo a conexão das informações e mais precisão nos tratamentos. Além disso, proporciona mais agilidade e redução de custos com ações de telessaúde, como o teleatendimento e telemonitoramento. O programa atende ao conceito de interoperabilidade aplicado pelo Ministério da Saúde em editais de fomento à pesquisa e a inovação na área da saúde, que incentivam empresas a pensarem em ações que visam a integração dos sistemas de saúde. 
 

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