Geral

Curso de Moda da UPF produz mais de 700 lençóis e cobertores para ajudar vítimas das enchentes

09/05/2024

14:54

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Luís Henrique de Melo

Itens estão sendo confeccionados por professores e estudantes do curso, e os lençóis e cobertores serão entregues na próxima semana

Em um momento tão fragilizado em que milhares de pessoas precisam de ajuda no Rio Grande do Sul por conta das históricas cheias que atingem o estado, o apoio continua vindo de pessoas engajadas com a solidariedade. Na Universidade de Passo Fundo (UPF) não é diferente: o curso de Design de Moda está confeccionando mais de 700 lençóis, fronhas e cobertores, que serão entregues na próxima semana nas cidades mais atingidas.

As doações massivas não param de chegar de todos os cantos do Brasil, e a necessidade de itens de cama aumenta cada vez mais conforme o número de desalojados aumenta. As previsões do tempo também apontam uma drástica redução na temperatura na próxima semana, o que amplia a necessidade de itens para manter a população aquecida.

De acordo com a professora Cida Israel, ela e vários outros alunos estão engajados na confecção dos materiais. “Estamos produzindo com doações de tecidos que recebemos, e estimamos cerca de trezentos a setecentos lençóis e cobertores para doação”, destaca a professora. 

Os materiais foram doados pelo comércio de Passo Fundo. De acordo com Cida, os tecidos, aviamentos e elásticos da primeira leva de 300 lençóis foram doados por uma comerciante; o restante veio de uma ONG que atua em parceria com a Defesa Civil do município. As peças confeccionadas estarão prontas até esta sexta-feira, quando serão organizadas e destinadas para doação.

Como ajudar na confecção

Quem quiser ajudar também pode fazer sua contribuição: a equipe precisa de tecidos moletom, tecido soft, malha para cobertores e tecido plano para lençol. As doações podem ser entregues na Rádio UPF ou no prédio B2, no Campus I, em Passo Fundo.

Outros donativos podem ser entregues na UPF

A UPF faz parte do movimento SOS Enchentes, promovido pelo Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), e também está unida nas ações da Prefeitura de Passo Fundo. Na UPF, donativos podem ser entregues na Rádio UPF e nos campi espalhados pela região - Casca, Carazinho, Lagoa Vermelha, Sarandi e Soledade.

Os principais itens que estão sendo solicitados são água mineral, sacolas econômicas, kits de higiene e limpeza, colchões novos, cobertores e travesseiros, pás e carrinhos de mão para remoção de lama, ração para animais, fraldas, pomadas e absorventes, leite com e sem lactose e roupas íntimas novas.