Universidade

UPF presente na 5ª Conferência Regional Sul de Ciência, Tecnologia e Inovação

30/04/2024

15:43

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Encontro ocorreu nos dias 25 e 26 de abril na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em Curitiba

A 5ª Conferência Regional Sul de Ciência, Tecnologia e Inovação, realizada nos dias 25 e 26 de abril na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em Curitiba contou com a participação da Universidade de Passo Fundo (UPF). O professor Dr. Julcemar Bruno Zilli participou da programação que reuniu estudantes, professores e pesquisadores de instituições públicas e privadas de ensino superior, lideranças da comunidade científica, gestores e técnicos governamentais, além de representantes do setor produtivo empresarial.

Conforme o professor, a conferência regional Sul foi uma etapa preparatória para a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI 2024), agendada para ocorrer de 4 a 6 de junho, em Brasília. O propósito central, de acordo com Zilli, foi promover a participação cidadã e debater políticas públicas voltadas para o segmento científico e tecnológico, visando contribuir para o desenvolvimento socioeconômico sustentável, fundamentado em uma economia baseada no conhecimento.

Organizada pelo Governo do Paraná, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), em colaboração com as pastas da ciência, tecnologia e inovação dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, a conferência recebeu o apoio da Secretaria de Estado da Inovação, Modernização e Transformação Digital do Paraná (SEI), da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná e da UTFPR.

A programação do evento incluiu diversos painéis, destacando-se a participação de figuras proeminentes no cenário científico e tecnológico, como o presidente do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Fernando Rizzo, e autoridades estaduais e regionais, como o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Nelson Bona, e a secretária de Estado da Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Simone Stülp.

No segundo dia da conferência, os participantes reuniram-se em Grupos de Trabalho (GTs), visando aprofundar as discussões e elaborar propostas que contribuam para o avanço da ciência, tecnologia e inovação na região Sul. Os GTs foram distribuídos pelos seguintes eixos: Recuperação, expansão e consolidação do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação; Reindustrialização em novas bases e apoio à inovação nas empresas; Ciência, Tecnologia e Inovação para programas e projetos estratégicos; Ciência, Tecnologia e Inovação para o desenvolvimento social; Estratégias de Popularização da Ciência.

Segundo Julcemar, o objetivo desses grupos era consolidar propostas que convergissem e destacassem o potencial da região Sul do Brasil, com base nas recomendações das conferências estaduais realizadas nos três estados participantes. Para ele, a participação ativa nos GTs permitiu que os participantes contribuíssem para a formulação de políticas e ações que promovam o desenvolvimento científico, tecnológico e inovador na região, alinhadas aos desafios e oportunidades locais e nacionais. “A UPF teve participação ativa em diferentes momentos do evento, destacando-se em debates sobre temas cruciais para o avanço da ciência, tecnologia e inovação na região Sul do Brasil. A presença da Universidade reforça seu compromisso com o desenvolvimento regional e nacional por meio da pesquisa, inovação e formação de profissionais qualificados”, destacou.