Por: Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação
Alunos da escola Georgina Rosado foram desafiados a criar um mural inspirado no livro A Flor de Guernica, do escritor Pablo Morenno, um dos convidados da 8ª Jornadinha Nacional de Literatura
O livro A Flor de Guernica, do escritor passo-fundense Pablo Morenno, foi a inspiração para que os alunos da Escola Municipal Georgina Rosado criassem um painel no pátio da escola. A proposta foi dos acadêmicos bolsistas Pibid do curso de Artes Visuais da Universidade de Passo Fundo (UPF), que uniram as disciplinas de Português e Artes para desenvolver com os alunos uma atividade de integração vinculada à pré-Jornadinha, já que o escritor é um dos convidados da 8ª Jornadinha Nacional de Literatura, que acontece dos dias 2 a 6 de outubro.
De acordo com a coordenadora do curso de Artes Visuais da UPF, Mariane Loch Sbeghen, a proposta foi trabalhar o livro em sala de aula, e, a partir dele, desafiar os alunos a criar um mural que tivesse relação com a obra. Ao contrário do livro, que traz temas como abandono, injustiça, perdas e dores, os alunos foram convidados a pintar a esperança. A técnica utilizada para isso foi o estêncil. “O bonito do estêncil é a multiplicidade e, com essa proposta, a gente quer que a esperança se multiplique. A própria técnica tem essa proposta”, destacou a coordenadora. Além das flores, o mural também ganhou palavras que as crianças consideraram importantes. O próximo passo, agora, segundo a professora, é pintar toda a fachada da escola.
Galeria de Imagens
Notícias relacionadas