Integração entre o sistema de gestão acadêmica e o sistema de gestão da aprendizagem: identificando necessidades e prototipando requisitos favoráveis a prática docente
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.2013.1951Palavras-chave:
sistema de gestão acadêmica, sistema de gestão da aprendizagem, prática docente.Resumo
O presente trabalho tem como objetivo identificar a forma adequada da integração entre os sistemas de gestão acadêmica e de gestão da aprendizagem favorável à prática docente. Para tanto, foram realizadas entrevistas, análise documental, aplicação de questionários com docentes que atuam nas diversas modalidades de ensino. Os resultados obtidos permitiram descrever a integração entre esses dois tipos de sistemas de modo a promover motivações e atender as necessidades identificadas visando simplificar, otimizar, e auxiliar o docente em sua prática. Os resultados foram prototipados e reportados a comunidade do LMS Amadeus no PSPB - Portal do Software Publico Brasileiro do Ministério do Planejamento do Brasil.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
16-12-2011
Como Citar
[1]
Carvalho, R.S., Filho, I.J. de M., Vidal, T.C., de Melo, R.M. e Gomes, A.S. 2011. Integração entre o sistema de gestão acadêmica e o sistema de gestão da aprendizagem: identificando necessidades e prototipando requisitos favoráveis a prática docente. Revista Brasileira de Computação Aplicada. 4, 1 (dez. 2011), 81-91. DOI:https://doi.org/10.5335/rbca.2013.1951.
Edição
Seção
Artigo Original
Licença
Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).