Home
Comunicado: 17ª Jornada Nacional de Literatura e 9ª edição da Jornadinha Nacional de Literatura
A Universidade de Passo Fundo (UPF) reafirma que, historicamente, prima pelo compromisso em trabalhar em prol da educação, da cultura e do desenvolvimento da comunidade. Nesse cenário, dedica-se incansavelmente à formação de leitores, desenvolvendo ações permanentes de incentivo à leitura e à literatura em multiplataformas, com seus diferentes públicos.
Em razão disso, a Instituição empenhou seus mais dedicados esforços no sentido de viabilizar a realização de mais uma edição das Jornadas e das Jornadinhas Nacionais de Literatura, no entanto, embora tenha contado com a presteza e a sensibilidade dos governos Municipal, Estadual e Federal, as captações de recursos financeiros, via lei de incentivo e patrocínios, não foram favoráveis à realização dessa importante manifestação cultural. Esse cenário levou ao necessário cancelamento da 17ª Jornada Nacional de Literatura e da 9ª edição da Jornadinha Nacional de Literatura, programadas para março de 2020.
A UPF destaca que o projeto das Jornadas Literárias continua, como uma movimentação cultural permanente de formação leitora. Embora não seja possível o grande encontro entre autores e leitores no complexo das Jornadas, estão sendo planejadas para 2020 iniciativas e ações de forte adesão comunitária e escolar para o objetivo maior da Capital Nacional da Literatura, qual seja, formar leitores autônomos, críticos e esteticamente sensíveis, pois essa é a nossa missão e o nosso compromisso pelo desenvolvimento de uma sociedade leitora.
As Jornadas
As Jornadas Literárias têm como objetivo formar comunidades leitoras e sujeitos-leitores multimidiais, emancipados, críticos e esteticamente sensíveis. Movimento permanente de formação leitora, as Jornadas ocorrem há 38 anos, numa promoção conjunta entre a Universidade de Passo Fundo e a Prefeitura Municipal de Passo Fundo/RS, contribuindo com a ampliação do cenário de leitura no Brasil. Atingem seu ponto alto a cada dois anos, quando se encontram leitores, escritores, artistas, pesquisadores e intelectuais no Complexo das Jornadas. A programação da 17ª Jornada e da 9ª Jornadinha Nacional de Literatura, a serem realizadas em 2020, conta com atividades que visam “jornalizar” Passo Fundo e região, concebendo o ambiente urbano como um território literário, com a capilarização da Jornada pelos espaços públicos das comunidades. Nesse sentido, a arte da literatura será associada à necessidade de reflexão sobre conceitos – em aberto – na contemporaneidade, tais como “Futuro”, “Liberdade”, “Conexões” e “Diversidade”, os quais serão focos norteadores de espaços de leitura e de temas de debate.