- 17:27
- 30/05/2016
- Fundação UPF
Associação dos Amigos dos Autistas entrega projeto de nova escola para Prefeitura
Os integrantes da Associação dos Amigos da Criança Autista (Auma), parceira no programa de extensão ComSaúde da Universidade de Passo Fundo (UPF), entregaram o projeto arquitetônico para construção da sede definitiva da Escola Municipal de Autistas Professora Olga Caetano Dias em área concedida pela Prefeitura de Passo Fundo, localizada no Loteamento Secchi (Cohab II).
A reunião e entrega da documentação, aconteceu nesta segunda-feira, 30 de maio, e contou com a participação do prefeito Luciano Azevedo, pais de alunos, direção da escola e entidade, além de secretários municipais. “É um passo inicial para um assunto que estamos tratando há muito tempo e tem nossa atenção. Somos cientes da necessidade de um espaço próprio que atenda cada vez melhor as crianças”, disse Luciano.
A presidente da Auma, Salua Younes, destaca que a construção será a união de forças da comunidade, como entidades, pais e administração municipal. “O prefeito nos colocou que o projeto será analisado e entrará no orçamento para ser construído no ano que vem ou no outro. A nova escola trará uma possibilidade maior de crescimento de interação social, desenvolvimento motor e intelectual dos alunos autistas, além de ampliar em 60% a nossa capacidade de atendimento”, frisou a presidente da entidade.
O projeto arquitetônico desenvolvido pela Auma será analisado pela Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan) e também pelos demais órgãos para ter seguimento.
Histórico
Fundada em março de 2001, a Associação dos Amigos das Crianças Autistas (Auma) conta atualmente com 60 alunos em atendimento. Diferentes projetos são desenvolvidos na escola, que é municipal e conta com auxílios através de convênios com o Governo do Estado. Entre eles, estão o projeto de equoterapia, desenvolvido em parceria com a Brigada Militar, Universidade de Passo Fundo (UPF) e Grupo Cultural e Tradicionalista Cavaleiros do Planalto Médio; o Projeto Aquático também é realizado a partir de uma parceria com a UPF; Almoçando na Escola, projetos de música e artes.