1. 18:15
  2. 29/10/2018
  3. Ensino

Equipe Aerocócus se prepara para novo desafio nacional de AeroDesign

  • Ensino
  • Extensão
  • Fundação UPF
  • Graduação

Os integrantes da Equipe Aerocócus da Universidade de Passo Fundo (UPF) estão acostumados a enfrentar desafios, já que, a cada ano, após longa preparação, os acadêmicos são desafiados a produzir uma nova e melhor aeronave para participar da competição nacional de Aerodesign. Neste ano, a preparação foi intensa e a equipe se prepara para viajar para 20ª Competição SAE BRASIL AeroDesign 2018, que acontece de 1º a 4 de novembro, no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) em São José dos Campos (SP).  

Os estudantes trabalharam no desenvolvimento e na montagem de três aviões que irão participar da competição na Classe Regular. A competição desafia acadêmicos de Engenharia a construir um avião radiocontrolado, utilizando conhecimento de engenharia aeronáutica. 

De acordo com o coordenador da equipe, professor Me. Rodrigo Santana, o início da preparação enfrentou algumas dificuldades. “O início deste ano foi bem complicado para nossa equipe. Projetamos um avião com excelentes características aerodinâmicas, mas sua controlabilidade não foi satisfatória. Insistimos no projeto, mas não foi possível voar com segurança, por isso, optamos por começar tudo de novo. O segundo protótipo voou muito bem, o que nos trouxe mais tranquilidade para seguir em frente. Já realizamos inúmeros voos de teste e estamos bastante confiantes para 2018”, contou.

A equipe é formada por 15 estudantes dos cursos de Engenharia Mecânica, Química e Computação, além de alunos da Física e de Design Gráfico, e conta com a orientação do professor Santana e do piloto da aeronave João Pedro de Lima.  No ano passado, a equipe conquistou um bom resultado e o desafio é uma colocação ainda melhor na competição nacional. “Nossa evolução tem sido constante. Em 2015, na nossa primeira participação, ficamos na 38ª colocação. Em 2016, na 18ª, e, em 2017, alcançamos o 12ª lugar. Em 2016, figuramos como melhor equipe do estado e em 2017 como melhor equipe do sul do país. Nossa expectativa para 2018 é ficar entre as 7 primeiras, mas sabemos da dificuldade para obter tal classificação”, disse.

Neste ano, a equipe optou por competir apenas na Classe Regular, com isso, construiu três aviões idênticos para levar para o evento. “Fazemos isso todos os anos como forma de garantir nossa participação caso ocorra algum imprevisto, como por exemplo uma queda inesperada”, finalizou Santana. 

Competição
O programa Competição SAE BRASIL AeroDesign é um desafio lançado aos estudantes de Engenharia que têm como principal objetivo propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de engenharia aeronáutica, por meio de aplicações práticas e da competição entre equipes. Ao participar do programa SAE AeroDesign, o estudante se envolve com um caso real de desenvolvimento de projeto aeronáutico, desde sua a concepção, projeto detalhado, construção e testes.