1. 10:54
  2. 07/04/2015
  3. Geral

Grupo do Equador é atração no Congresso Sul-Americano de Folclore - Dança e Tradição

Promovido pela Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (Feff) e pelo Grupo de Danças Folclóricas da Universidade de Passo Fundo (UPF), o Congresso Sul-Americano  de Folclore - Dança e Tradição reunirá grupos folclóricos de sete países para apresentações de espetáculos de dança e participações em oficinas e debates com a comunidade. O eventro acontece de 28 a 30 de maio e, dentre os grupos participantes, estará o “Ballet Folclórico Nacional Inti Raymi”, do Equador.

O grupo foi criado em julho de 1989 e seu trabalho está vinculado à investigação de lendas, contos, jogos populares, atos culturais e religiosos, bem como ao ensino do folclore para crianças, idosos e portadores de necesidades especiais. Com apresentações em diversos países, como México, Argentina, Colômbia, Costa Rica  e Peru, o Ballet ultrapassa fronteiras divulgando o folclore equatoriano.

No evento, o grupo será reprentado pelo seu diretor, Fernando Segarra, e pelos bailarinos Erik Yanchapanta, Gabriel Zurita e Paola Freire. Segundo Segarra, o Ballet deseja, por meio das danças, transmitir a verdadeira história cultural do Equador.

Locais e horários das apresentações

Os espetáculos do Congresso ocorrerão em diferentes locais. No dia 28 de maio, os grupos se apresentam no Teatro do Sesc, a partir das 19h30min. Já no dia 30 de maio, as apresentações acontecem nas dependências da Feff, às 10h. No mesmo dia, às 20h, está programada a realização de um jantar no Clube Recreativo Juvenil.

A iniciativa tem o apoio da Prefeitura de Passo Fundo e de entidades parceiras.