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  2. 22/08/2017
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Jornada nas escolas: leitura e criação envolvem mais de 600 alunos da Daniel Dipp

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As Jornadas Literárias ocupam cada vez mais a cidade para envolver toda a população nas atividades que antecedem o evento literário. Nas escolas municipais, desde o mês de junho estão sendo realizados estudos e práticas propostas pela Pré-Jornadinha, período de preparação para a 8ª Jornadinha Nacional de Literatura. Na Escola Municipal de Ensino Fundamental Daniel Dipp, todo o espaço conversa com esta ideia e os alunos vivem as possibilidades oferecidas por um mundo onde a leitura é protagonista. 

O sucesso da escola Daniel Dipp, que será sede da 4ª Estação de Leitura neste próximo sábado (26), vem da mobilização coletiva de toda a equipe – de professores a funcionários e alunos. O processo de sensibilização foi fundamental, como conta é a professora eleita agente de leitura das Jornadas, Thiane Vargas. “Começamos mobilizando os professores para que lessem livros, olhassem as obras indicadas e propostas e apresentamos a música tema da Jornada. Após isso, definimos metas e datas para fazer um plano de ação para cada ano. Por fim, este plano foi desenvolvido para aplicar as práticas leitoras da Jornada”, explicou Thiane, também professora de Português e coordenadora pedagógica da escola.

Todos alunos do 1º ao 9º ano e do EJA estão envolvidos. Os alunos de cada ano leram, no mínimo, uma obra para colocar em ação a prática leitora e também criar atividades especiais para apresentar na Estação de Leitura. A música tema desta edição da Jornada, “E agora, você? (Dos Moinhos à Matrix)”, já é uma das preferidas da escola, que além de embalar os dias de aula, também foi interpretada pelos estudantes em diferentes trabalhos. 

Outro diferencial para participação foi o convite estendido às famílias para participar. “Envolvemos o máximo possível toda a nossa comunidade para acompanhar o que estamos fazendo”, ressaltou a professora Thiane. Bonecos de monstros, fantoches, fotos temáticas de terror e suspense, releitura das obras, painel com desenhos, quebra-cabeça de monstros, dado de poesia, recitação de poemas, além de pintura, dança, teatro e outras apresentações artísticas são algumas das criações da escola. A Árvore das Palavras e a Árvore das Pequenas Alegrias também chamam a atenção.

Uma das intervenções físicas feita na escola é a Escada Literária, espaço que traz a lombada de diferentes obras indicadas para a Pré-Jornadinha – incluindo os autores homenageados desta edição: Clarice Lispector, Ariano Suassuna, Carlos Drummond de Andrade e Moacyr Scliar – decorando uma das principais escadas da escola. Também foi feita uma releitura de Guernica de Pablo Picasso, inspirada pela leitura do livro de Pablo Morenno, “Flor de Guernica. A fachada da escola recebeu pinturas que expressam o trabalho realizado. 

Para a diretora da escola Daniel Dipp, Ana Delise Claich Cassol, a descentralização da Jornada neste novo modelo lançado é um grande acerto. “É bem interessante essa descentralização da Jornada, pois antes parecia que o evento não era tão da comunidade. Trazer as Estações de Leitura para as escolas e também propor atividades em outros espaços públicos faz a diferença. As pessoas conhecem de fato o que é a Jornada e fazem parte dela. É muito positivo!”,  afirmou Ana. 

Todos os trabalhos realizados pela escola serão apresentados na 3ª Estação de Leitura, neste sábado (26). O espaço receberá também alunos de outras escolas e todas as pessoas que quiserem participar.

A Jornadinha 
A Pré-Jornadinha é o período que antecede a 8ª Jornadinha Nacional de Literatura em que os alunos participantes têm a oportunidade de ler e discutir as obras dos autores convidados. As atividades da Pré-Jornadinha acontecem em dois momentos: um marcado pelo contato dos leitores com a obra, oportunidade em que se realiza individualmente a leitura; e outro entre diferentes leitores, quando as práticas são socializadas para que todas as formas de cultura sejam contempladas pelas trocas de experiências e valores.

Os encontros contam com a participação de professores da UPF, da Prefeitura de Passo Fundo e da 7ª Coordenadoria de Educação do estado do Rio Grande do Sul, que atuarão como mediadores do conhecimento, auxiliando no desenvolvimento das atividades propostas no material de apoio oferecido pelo curso de Letras, pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e pelo curso de Pedagogia da UPF.

Estação de Leitura 
Além de “jornalizar” a cidade, também é  “jornalizar” as escolas. Este é o objetivo das Estações de Leitura: além da integração da escola, a iniciativa se estende para toda a população. Assim, todos os passo-fundenses podem participar e também protagonizar a preparação para o grande evento que acontece em outubro.

A estrutura arquitetônica do projeto contou com parceria do Viva!Emau, o Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Passo Fundo (UPF). A ideia consistiu em mostrar um espaço plurifacetado de permanência, composto por um palco principal e por parklets, as chamadas parkletas, em que funcionam espaços distintos para oficinas e contação de histórias. As pequenas tendas também serviram como espaço livre de circulação e interação.

Programação
Data: 26 de agosto – sábado

Horário: 8h30 às 11h
Local: EMEF Daniel Dipp (Rua São Sebastião, 1941 – Hípica).

Data: 02 de setembro – sábado
Horário: 8h30 às 11h
Local: EMEF Wolmar Salton (Rua Claudino Toldo, 155 – São Cristóvão).

A 16ª Jornada Nacional de Literatura e a 8ª Jornadinha Nacional de Literatura são promovidas pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e pela Prefeitura de Passo Fundo. Os eventos contam com os patrocínios do Banrisul, da Corsan e da Companhia Zaffari & Bourbon, com o apoio cultural do Sesi e da BSBIOS, com a parceria cultural do Sesc. A realização é do Ministério da Cultura.