Colóquio 100 Josué Guimarães (1921-2021)
Apoio
O link para webmesas e webconferência (por Youtube): abre.ai/upfonline.
Em 2021, Josué Guimarães, um dos mais queridos escritores nascidos no Rio Grande do Sul, fará 100 anos. Jornalista, político e escritor, Josué Guimarães dedicou a vida à palavra como meio de tentar interferir no histórico de violências e injustiças que caracteriza nossa sociedade. Como profissional, em múltiplas funções na imprensa, de cronista a editor, foi um jornalista crítico e combativo. Como político, envolvido no idealismo por uma sociedade melhor, enfrentou a realidade de ser um sujeito visado e jamais completamente adequado às demandas partidárias. Já maduro, foi à literatura como forma urgente de denunciar e iluminar sobre a vida e suas dores. Mais tarde, nos últimos anos, dedicou-se à formação de leitores, sendo o escritor que primeiro respaldou o projeto das Jornadas de Literatura de Passo Fundo. Esse vínculo garantiu que seu acervo, o ALJOG/UPF, fosse integrado à estrutura do curso de Letras e do PPGL da UPF em 2007. O Colóquio 100 Josué Guimarães (1921/2021), com a parceira da editora L&PM, que alberga toda a obra do autor, com a Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre, representada pela Biblioteca Municipal Josué Guimarães, e apoio do Governo do Estado, representado pelo IEL, homenageia o autor, ampliando as temáticas a serem discutiras ao que tem relação com sua literatura, com sua profissão, com sua visão politica.
O link para webmesas e webconferência (por Youtube): abre.ai/upfonline.
|
03 de maio Segunda-feira |
04 de maio Terça-feira |
05 de maio Quarta-feira |
06 de maio Quinta-feira |
07 de maio Sexta-feira |
tarde |
|
|
|
Webconferência 15h
Carlos Reis (Universidade de Coimbra)
Mediação: Patrícia Valério (UPF) |
Webcomunicações 14h
Josué Guimarães, palavra, literatura e história
Arquivos literários: catalogações, gêneses, descobertas
|
noite |
Webmesa 19h30min
Philipe Willemart (USP) Alicia Duha Lose (UFBA/CEPEDOP) Rosinês Duarte (UFBA)
Mediação: Gerson Trombetta (UPF) |
Webmesa 19h30min
Maria da Glória Bordini (UFRGS) Sergius Gonzaga (UFRGS) Vicentônio Silva (Editora Jasvens)
Mediação: Fabiane Verardi (UPF) |
Webmesa 19h30min
Juremir Machado da Silva (PUCRS) Maria Eunice Moreira (PUCRS) Tau Golin (UPF)
Mediação: Claudia Toldo (UPF) |
|
Webcomunicações 19h30min
Literatura e jornalismo Política, literatura e linguagens Literatura e jovens: para formar leitores |
Comunicações
Sexta-feira
07 de maio de 2020
Temática Josué Guimarães, palavra, literatura e história TARDE |
Coordenação: Prof. Dr. Ivânia Campigotto Aquino Link: meet.google.com/qjc-pxkf-oxv |
|
|
Trabalho |
Autor |
Horário |
|
Rastros da tortura: uma análise do conto “O elevador”, de Josué Guimarães |
Vicentônio Silva |
14:00 |
|
Confluências do insólito latino-americano no conto “A travessia”, de Josué Guimarães |
Luciéle Bernardi de Souza |
14:15 |
|
Crítica social, patriarcado e representação feminina em Garibaldi & Manoela: uma história de amor, de Josué Guimarães |
Edemilson Antônio Brambilla |
14:30 |
|
A orientação valorativa do outro no documentário A Jornada de Josué |
Marina de Oliveira |
14:45 |
|
A ferro e fogo e a história do Rio Grande do Sul: uma narrativa criada a partir da historiografia de dois continentes |
Eduardo Ortiz |
15:00 |
|
Josué Guimarães intérprete da formação do Rio Grande do Sul: imigração colonização alemã na obra A ferro e fogo |
Ivânia Campigotto Aquino |
15:15 |
Temática Literatura e jornalismo NOITE |
Coordenação: Prof. Dr. Francisco Fianco Link: https://meet.google.com/nnz-utjq-ypj |
|
Trabalho |
Autor |
Horário |
A carnavalização em Os Tambores Silenciosos, de Josué Guimarães |
Miquela Piaia |
19:30 |
Breves elucidações sobre a escrita jornalística de Josué Guimarães com auxílio do Software IRAMUTEQ |
Flavia Susana Krug |
19:45 |
Encont(r)os D'Água na poética líquida de Conceição Evaristo. |
Sandra Lee dos Santos Ribeiro |
20:00 |
Os discursos jornalísticos presentes no The Intercept Brasil |
Lucas Funghetti Marques |
20:15 |
Rua Josué Guimarães, nº 81: biblioteca |
Evelise Faraco de Oliveira |
20:30 |
“A dramática história de uma dama”: lendo as camadas de um provável inédito de Josué Guimarães |
Israel Portela de Farias | 20:45 |
O narrador demoníaco de Lagoa Branca, na obra Os tambores silenciosos, de Josué Guimarães. |
Loreci Marins |
21:00 |
Temática Arquivos literários: catalogações, gêneses, descobertas TARDE |
Coordenação: Prof. Dr. Miguel Rettenmaier Link: meet.google.com/mdz-mivf-dqp |
|
Trabalho |
Autor |
Horário |
Josué Guimarães: um espião da história |
Rosália Passos |
14:00 |
Missivas com autores: a pesquisa com a correspondência de Josué Guimarães |
Bruna Santin |
14:15 |
Seres feitos de palavras: o personagem de Josué Guimarães em Dona Anja |
Luana Maria Andretta |
14:30 |
A pesquisa em arquivos na área de Letras: algumas considerações acerca do espólio de Lima Barreto na Biblioteca Nacional |
Cristiano Mello de Oliveira |
14:45 |
Reflexões sobre a produção de um romance |
Andrezza Tartarotti Postay |
15:00 |
Indexação de documentos arquivísticos aplicada às correspondências em acervos pessoais |
Cameron Santos Coelho |
15:15 |
As rasuras como vestígios da reintegração da razão: um estudo de Crítica Genética sobre o diário de Frida Kahlo |
Mariane Rocha Silveira |
15:30 |
Temática Política, literatura e Linguagens NOITE |
Coordenação: Prof. Dr. Gerson Luís Trombetta |
|
Trabalho |
Autor |
Horário |
A medicina em Camilo Mortágua, de Josué Guimarães |
Helena de Moraes Fernandes |
19:30 |
“Tá lá o corpo estendido no chão”: morte e marginalidade na música “De frente pro crime” |
Wellington Girardi Rodrigues |
19:45 |
Das águas do oceano aos acalentos da avó: a representação identitária em Maréia, de Miriam Alves |
Marla Bispo Santos |
20:00 |
A ficcionalização do divórcio em Dona Anja |
Tiago Miguel Stieven |
20:15 |
Lesbiocartografias em Tessa, a gata, de Cassandra Rios |
Kauanne Almeida dos Santos |
20:30 |
Sentidos Diaspóricos e Afirmações/Contradições Identitárias Em À Sombra do Oká, de Olinda Beja |
Mirian Leandro Moura |
20:45 |
“Intuições provadas e circunstâncias particulares”: juventude, memórias, mediação de leitura e formação de leitores |
Fabiano Tadeu Grazioli |
21:00 |
O Marlowe de Fausto: tramas e pactos na criação literária |
Cláudia de Marchi |
21:15 |
Temática Literatura e jovens: para formar leitores NOITE |
Coordenação: Prof. Dr. Fabiane Verardi Link: meet.google.com/dqz-myvn-yhy |
|
Trabalho |
Autor |
Horário |
Representações de Morte e Recomeço na Literatura Infantil de Josué Guimarães |
Pedro Afonso Barth |
19:30 |
A concepção leitora docente: “a internet e as tradições culturais” |
Fátima Cristina dos Passo Cunert
|
19:45 |
Experiências de leitura no universo virtual: a influência do booktuber |
Eduarda Vieira Martinelli |
20:00 |
A dupla aplicação teórica voltada à formação de leitores: Os tambores silenciosos |
Wilian Dal'Ponte |
20:15 |
A dupla aplicação teórica voltada à formação de leitores: Os tambores silenciosos. |
Keila de Quadros Schermack |
20:30 |
Os desejos da criança na literatura de Josué Guimarães e Mario Vargas Llosa |
Jéssica Klimaczewski |
20:45 |
Em relação à apresentação dos trabalhos aceitos:
- É exigida a presença de, no mínimo, um dos autores para apresentação do trabalho.
- Receberão certificados somente aqueles que apresentarem seus trabalhos, em plataforma on-line, conforme o programa do evento.
- A avaliação e a seleção dos trabalhos será feita pela Coordenação dos simpósios.
- Cada trabalho aceito deverá ser apresentado num tempo máximo de 15 minutos, via plataforma Google Meet. O acesso à plataforma se dará por link a ser posteriormente divulgado.
- Modelo PPt para apresentação
Anais
Para publicação nos anais do evento, os artigos completos dos trabalhos apresentados deverão ser submetidos pelo e-mail aljog@upf.br em arquivo Word, até a data de 31 de maio de 2020, obedecendo às seguintes normas:
i) Os títulos das seções e subseções devem ser alinhados à esquerda; os quais devem ser precedidos por indicativos numéricos progressivamente. Por exemplo:
1.1 OS CRITÉRIOS GRÁFICOS
1.1.1 Margens e espaçamento
j) A única seção não numerada será a das Referências, que deverá ser alinhada à esquerda, caixa alta e negrito.
k) Nos elementos pré-textuais, devem figurar: título do trabalho, centralizado, caixa-alta e negrito; uma linha abaixo a versão do título em língua inglesa; duas linhas abaixo, o nome do(s) autor(es) e, em nota de rodapé, breve currículo (titulação, instituição a que são vinculados e endereço eletrônico). Na sequência, o resumo na língua do texto e palavras-chave. Uma linha abaixo, o abstract e as keywords.
l) Os elementos textuais devem ser compostos por: Introdução, na qual devem constar a delimitação do assunto tratado, justificativa, objetivos, marco teórico, procedimentos metodológicos e breve explicação de como o artigo está estruturado. Em segundo momento, o Desenvolvimento, parte principal do artigo, divido em seções e subseções, quando necessário. Por fim, as Considerações Finais devem retomar o que foi apresentado na Introdução e mostrar os resultados da pesquisa.
m) Quanto aos elementos pós-textuais, estes são compostos pelas referências.
n) As citações devem ser organizadas conforme a NBR 10520 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), utilizando o sistema autor-data. As citações diretas, com mais de três linhas, devem ser destacadas com recuo de 4 cm, espaçamento entrelinhas simples e tamanho 10. As citações diretas de até três linhas devem figurar entre aspas duplas, no corpo do texto.
o) As notas explicativas devem ser empregadas para comentários e esclarecimentos que não possam ser incluídos no texto. Não se utilizam notas explicativas para indicar referências bibliográficas.
p) As Referências devem ser organizadas de acordo com a NBR 6023 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), optando-se pelo negrito como destaque dos títulos das obras. Somente devem constar na lista as referências que aparecem no corpo do texto.