Publicações

Normas gerais para a elaboração do resumo expandido

O resumo expandido deverá seguir às normas de formatação e cumprir as seguintes condições gerais:

a) Cada autor(a) poderá inscrever até 2 (dois) resumos expandidos, sendo um como autor(a) principal e um em coautoria.
Obs.: Cada trabalho deverá ter no máximo um(a) autor(a) e dois coautores.

b) O autor(a) ou pelo menos um coautor(a) da comunicação deverá ser sócio da Anpae 2018 com quitação da anuidade até 31 de janeiro de 2018. Para os sócios da Anpae, o valor da inscrição é diferenciado.
Obs.: A submissão só será validada e encaminhada para avaliação mediante a compensação do pagamento da anuidade (autor ou pelo menos um coautor) e da inscrição no evento.

c) O resumo expandido deverá vincular-se a um dos oito eixos temáticos, conforme quadro.

d) Os resumos expandidos deverão ser corrigidos antes de serem enviados. Não será possível corrigir ou modificá-los depois de já submetidos.

e) Não haverá devolução da taxa de inscrição ao autor ou coautor(es) dos resumos expandidos que forem reprovados.

f) Poderão integrar a programação oficial, receber o certificado e ter o trabalho publicado nos Anais do Simpósio somente os autores e coautores que atenderem a todas as condições desse regulamento.

g) Os autores que tiverem o trabalho aprovado e não comparecerem no evento fazem jus à publicação nos Anais, mas não receberão os certificados de apresentação nem de participação no evento.

h) O conteúdo dos trabalhos apresentados é de responsabilidade exclusiva dos autores.

Normas gerais de formatação e apresentação do resumo expandido

a) Normas específicas para comunicações orais em formato de resumos expandidos

Os resumos expandidos devem ser enviadas em arquivo com editor de textos Word 1997 ou posterior, com as seguintes diretrizes:

- Papel A4 (29,7cm x 21 cm)
- Margens de 3 cm
- Fonte Times New Roman tamanho 12.
- Espaço entre as linhas de 1,5
- Alinhamento justificado
- Páginas numeradas na parte superior direita.

b) O título do trabalho deve estar em letra maiúscula e em negrito, com alinhamento centralizado. Os nomes do autor e coautor (es) serão incluídos logo abaixo do título do trabalho, alinhados à esquerda e acompanhados pela identificação da instituição onde atuam ou estuda e pelo endereço eletrônico.

c) A submissão dos resumos expandidos poderá ser feita em língua portuguesa ou espanhola.

d) Os resumos expandidos podem ser resultados de:

- estudos e pesquisas realizados no âmbito das instituições escolares, redes e sistemas de ensino da educação básica; resultados de estudos e pesquisas realizados no âmbito das instituições de educação superior, em programas stricto sensu e nas demais instituições formativas.

- Relatos de experiências desenvolvidas no âmbito das escolas, redes e sistemas de ensino da educação básica por meio de projetos que abordem os processos de gestão escolar, organização do trabalho pedagógico e demais temas relativos ao cotidiano da administração, avaliação e gestão. No âmbito da educação superior, incluem-se resultados de projetos de pesquisa e ou atividades de ensino, extensão e gestão institucional, dentre outros aspectos do cotidiano acadêmico que envolva sua administração, avaliação e gestão.

e) O resumo expandido deverá conter, no mínimo, 3 (três) e, no máximo, 5 (cinco) laudas, incluindo Título, Identificação dos autores, o texto, as tabelas, as figuras e as referências.

f) O resumo expandido deverá conter as seguintes seções

- A seção resumo, que deverá consistir em um único parágrafo, sem notas nem referências bibliográficas, com extensão máxima de 800 caracteres, incluindo neles os espaços entre palavras. Ao resumo seguirão as palavras-chave (mínimo três e máximo cinco), relacionadas ao tema do trabalho, separadas por ponto.

- A seção Introdução deverá apresentar de forma clara a temática/objeto, os objetivos e o problema de estudo.
- A seção Metodologia deve ser concisa e suficientemente clara, de modo que o leitor entenda os procedimentos utilizados, incluindo ainda as referências da metodologia de estudo e/ou análises empregadas.
- A seção Resultados e Discussões deve conter os dados obtidos até o momento. A discussão dos resultados deve estar baseada e comparada com a literatura utilizada no trabalho de pesquisa, indicando sua relevância e possíveis limitações.
- As Tabelas e/ou Figuras (fotografias, gráficos, desenhos) devem ser apresentadas com qualidade, de modo que possibilite uma reprodução legível, inseridas no texto e numeradas com algarismos arábicos. Nas Tabelas, o título deve ficar acima (sem negrito) e nas Figuras, o título deve ficar abaixo (sem negrito).
- A seção Conclusão deve ser elaborada com base problema, nos objetivos e nos resultados do estudo.
- Na seção Referências, serão listadas apenas as bibliografias usadas no texto de acordo com as normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Os resumos expandidos que forem aprovados pelo comitê científico serão publicados no site do evento, com ISBN.

Critérios de avaliação dos resumos expandidos pelo comitê científico

O parecer do Comitê Científico é conclusivo e não cabe recurso. É fundamental assegurar a qualidade dos resumos expandidos e a observância das condições de submissão, normas de formatação e critérios de avaliação. Os resumos expandidos deverão passar por revisão ortográfica e gramatical e atender às normas da ABNT. Não serão aceitos trabalhos incompletos, fora das normas estabelecidas ou que já tenham sido apresentados e publicados. Os resumos expandidos serão avaliados com base nos seguintes critérios:

  • Clareza na formulação e no desenvolvimento do tema.
  • Relevância e contribuição à política e à gestão da educação.
  • Consistência e rigor no tratamento teórico e metodológico.
  • Correção na linguagem do texto e nas citações e referências bibliográficas.
  • Cumprimento das condições de submissão e das normas de formatação.

Comitê científico

O comitê científico será composto por um coordenador de cada eixo temático que contará com a colaboração de pareceristas ad hoc, doutores, que atuam em instituições de educação superior na região sul, de modo especial professores vinculados aos Programas de pós-graduação stricto sensu em educação.

Resultado da avaliação e publicação dos resumos expandidos

O resultado da avaliação dos resumos expandidos será divulgado no dia 15 de março de 2018 na página do evento.
Os resumos expandidos que forem aceitos pelo Comitê Científico e cujos autores tenham cumprido todas as condições de inscrição no evento, serão publicados no site do evento com registro de ISSN.

INSCREVA-SE