Abril a junho

REUNIÕES DA CPA
No segundo trimestre de 2024 a CPA realizou duas reuniões ordinárias, nas quais os principais assuntos discutidos foram os resultados de IDD, CPC e IGC referentes ao Enade 2022; os instrumentos e os resultados da pesquisa de autoavaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu; a definição de um novo slogan e nova identidade visual da Avaliação Institucional e da CPA e a reformulação do Programa de Autoavaliação Institucional. 

AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL - CURSOS DE GRADUAÇÃO
Entre os dias 27 de maio e 23 de junho ocorreu a edição 2024/1 do processo de autoavaliação dos cursos de graduação. O instrumento de avaliação, contendo 13 perguntas, é tradicionalmente disponibilizado a estudantes e professores na intranet. A participação é voluntária e anônima e os resultados são divulgados somente após o término do semestre letivo. Eles podem ser consultados pelos coordenadores, diretores e pela Reitoria nos Sistemas Informatizados, pelos professores na Intranet e pelos estudantes e comunidade em geral, na Página da Avaliação Institucional no Portal da UPF na internet. Diversas melhorias realizadas na UPF são consequência das manifestações dos participantes nas pesquisas de autoavaliação. Para isso, a CPA cumpre com um papel extremamente importante no processo de análise dos resultados e proposição de ações.

AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL - PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO
Entre os dias 03 e 17 de junho ocorreu o processo de autoavaliação dos 15 programas de pós-graduação stricto sensu. O instrumento de avaliação, aplicado via Google Forms e enviado para todos os discentes e docentes dos cursos de mestrado e doutorado, considerou os três quesitos da Ficha de Avaliação dos Programas de Pós-Graduação avaliados pela CAPES: 1. Programa; 2. Formação; 3. Impacto na sociedade. A autoavaliação visa captar a percepção da comunidade educativa de cada PPG, a partir dos dados coletados, tomando-os ferramenta importante para o planejamento estratégico de cada Programa. Em média, participaram 25% dos alunos de mestrado, 38,6% dos alunos de doutorado e 56,4% dos docentes. Cabe destacar que a participação é voluntária e anônima. Os resultados específicos de cada PPG foram encaminhados à Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação para análise e compartilhamento com os respectivos coordenadores dos programas. 

PROCESSOS DE RECONHECIMENTO DE CURSOS EaD
No mês de abril foram protocolados os processos de reconhecimento dos seguintes cursos EaD (híbridos): Agronegócio (B), Pedagogia (L) e Serviço Social (B). Esse protocolo corresponde à primeira de três etapas necessárias para o reconhecimento dos cursos.

PROCESSOS DE RENOVAÇÃO DE RECONHECIMENTO DE CURSOS PRESENCIAIS
Entre os meses de abril e junho foram preenchidos os Formulários Eletrônicos de Avaliação dos cursos de Artes Visuais (L), Filosofia (L), História (L), Letras Português-Inglês (L), Matemática (L), Música (L) e Pedagogia (L). Esse formulário representa a segunda de três etapas correspondentes ao processo de renovação de reconhecimento, realizado periodicamente pelo Ministério da Educação (MEC) com o intuito de confirmar a qualidade dos cursos.