Gabriela Martins
Dra. em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da UPF (2021), possui Mestrado em Letras pela UPF (2016), Especialização em Administração Escolar, Supervisão e Orientação (2020) e graduação em Letras - Português e Inglês pela UPF (2013). Atualmente é professora efetiva com dedicação exclusiva de língua portuguesa e língua inglesa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha. Além da docência, desempenhou funções de assessora e coordenadora pedagógica na rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul e no Ensino Superior. Tem experiência na área de Ensino de Língua Inglesa, Língua Portuguesa e Produção Textual, com ênfase em Linguística e na Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, ensino de línguas na escola, Base Nacional Comum Curricular, Linguística da Enunciação, desafios da escola pública, uso do livro didático, língua inglesa e formação de professores.
Claudia Toldo
Professora em tempo integral de Língua Portuguesa e Linguística no curso de Letras da UPF. Possui graduação em Letras pela UPF, Especialização em Ensino de Língua Portuguesa pela PUC/MG, Mestrado em Letras (Área de concentração: Teorias do texto e do Discurso) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Doutorado em Linguística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Pós-doutorado em Linguística, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com bolsa CAPES. Atualmente é supervisora de ensino da Rede de Educação Notre Dame. Na UPF, atua como professora de Língua Portuguesa e Linguística do curso de Letras e professora/orientadora do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Letras, da mesma Universidade. Realiza estudos na área da Linguística, com ênfase na Linguística da Enunciação, e Linguística do Texto, dedicando-se - principalmente - ao estudo dos seguintes temas: enunciação (teorias de Émile Benveniste), ensino de língua materna, abordando questões referentes ao ensino da leitura, da produção textual e da sintaxe. Atualmente é coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL). É pesquisadora e bolsista Produtividade em Pesquisa - PQ/CNPQ.
Coordenação
Claudia Stumpf Toldo Oudeste