Direito Eleitoral Digital- 2ª Edição
Inscrições até 27/03 - Realização: 02 e 03/04/2024
Cód: 881055
A formação Direito Eleitoral Digital tem como objetivo oferecer um panorama sobre a relação entre o processo eleitoral brasileiro e a tecnologia, levando-se em consideração temas como o uso de notícias falsas e a produção de comentários automatizados. “Como identificar o discurso completo de um candidato sem cair na armadilha de ouvir apenas o que você quer ouvir e perder a chance de conhecer o seu candidato de forma plena?” São esses os objetivos deste curso que com metodologia participativa trará a oportunidade de simular situações e encontrar soluções para desafios sobre o tema.
O curso é voltado a pré-candidatos nas eleições de 2024; servidores públicos de todos os poderes; advogados e procuradores jurídicos; detentores de mandatos eletivos; acadêmicos dos cursos de Direito e afins; e comunidade em geral.
- Quando e como a Internet entrou na política
- Desafios específicos da Internet
- O que é o Direito Eleitoral Digital
- Propaganda eleitoral permitida e proibida na Internet
- Conteúdo digital de terceiro, editorial, orgânico e impulsionado
- Regras e experiências do impulsionamento
- Eleições e os buscadores de conteúdo e redes sociais
- Responsabilidade de provedores pelo conteúdo de terceiro
- Desinformação online (fake news e deep fake)
- Big data e micro segmentação
- Investigação digital eleitoral na prática
- Remoção de conteúdo
- Crimes eleitorais digitais
Diogo Rais - mestre e doutor em Direito do Estado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e professor de Direito Eleitoral da Universidade Presbiteriana Mackenzie e na pós-graduação da FGVLaw. É um dos membros fundadores da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (ABRADEP) e coordenador do primeiro livro jurídico sobre os temas: Direito Eleitoral Digital; e sobre fake news no Brasil (ambos publicados pela Revista dos Tribunais - Thomson Reuters em 2018, com segunda edição prevista para 2020).
Colunista do jornal Valor Econômico nas eleições de 2016 e da Folha de S. Paulo em 2018. Há dez anos pesquisa "internet e eleições". Ainda, participou, como especialista, de audiências públicas sobre tecnologia e eleições na Câmara dos Deputados e Senado Federal. Diogo Rais também foi um dos especialistas consultados pela OEA nas eleições brasileiras e palestrante no encontro internacional da OEA sobre desinformação e eleições ficando responsável pela apresentação do estudo de caso brasileiro. Foi também observador internacional das eleições mexicanas em 2018, além de ter participado do debate sobre o impacto das fake news no First International Law Symposium: Building Leadership no Harvard Club em Nova York e na Universidade Nacional da Índia em Bangalore.
Giovani Da Silva Corralo - professor da UPF
Norberto Hallwass - professor da UPF
- Modalidade – presencial
- Carga horária – 8h
- Realização – O curso ocorre nos dias 2 e 3 de abril
- Local – Anfiteatro da Pós-Graduação em Direito, Campus I da UPF
Investimento: R$ 449,00
Alunos UPF | 10 % |
Egresso UPF | 10 % |
Funcionário UPF | 10 % |
Professor UPF | 10 % |
Público em Geral | 5 % |