Cultura

“A cada ano, o evento se torna mais bonito no sentido de promover o diálogo entre as culturas”

05/09/2024

16:13

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Carla Vailatti | Assessoria de Imprensa UPF

Realizado pela Assessoria Internacional, o “Uma noite pelo mundo” trouxe para a Universidade representantes das mais diversas culturas

Nem só de apresentações e oficinas é feita a XI Semana do Conhecimento: na noite de quarta-feira, 4 de setembro, o momento foi de integração entre diferentes culturas. Em 2024, o “Uma noite pelo mundo”, evento promovido desde 2019 pela UPF por meio da Assessoria Internacional, integrou a programação da Semana do Conhecimento, reforçando a importância do diálogo entre as pessoas de várias etnias e costumes. A atividade ocorreu no Centro de Eventos, e reuniu estudantes, intercambistas imigrantes e grupos culturais.

Países como os Estados Unidos, Venezuela, Cabo Verde, Senegal, México e Japão estiveram representados, além de grupos culturais, como os Cavaleiros do Planalto Médio e um grupo de difusores do Talian. Os participantes interagiram das mais diversas formas: com conversas em diferentes idiomas, contando curiosidades e provando pratos típicos de cada região. A noite também incluiu uma atração musical: o grupo Samba de Ilê apresentou músicas que representam a cultura afro-brasileira.

A coordenadora da Assessoria Internacional, Luciane Sturm, conta que o Uma noite pelo mundo começou simples, com poucas pessoas, e foi ganhando corpo nos anos seguintes. “Depois da pandemia, nós pensamos que este poderia ser um evento mais intercultural, reunir toda a diversidade que a gente tem na UPF. E a UPF, como polo que reúne diferentes conhecimentos, diferentes culturas, poderia sediar esse evento que traz a comunidade para cá. E que também promove esse aprendizado sobre interculturalidade e diversidade”, explica a professora. “Neste ano, tivemos mais imigrantes, mais alunos, então todo ano o evento se torna mais bonito nesse sentido de promover o diálogo entre as culturas”, finaliza Luciane.