Ensino

Acadêmicos de Letras participam de projeto de intercâmbio virtual

22/07/2024

17:07

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução

Trabalho colaborativo realizado com a Universidade de Akron, EUA, promove a educação para o desenvolvimento sustentável

Os estudantes do curso de Letras da Universidade de Passo Fundo (UPF) tiveram, no primeiro semestre de 2024, a oportunidade de participar de mais um projeto de intercâmbio virtual. A colaboração internacional ocorreu entre duas turmas da UPF, que foram a de Estágio Supervisionado de Língua Inglesa II, da professora Me. Jancileidi Hübner, e a de Prática de Compreensão e Produção Oral, da professora Me. Cleonice Pletsch, além de uma turma da Universidade de Akron, nos Estados Unidos, que foi a de Global Education and Technology, da professora Dra. I-Chun Tsai.

Durante as atividades do projeto, a criação coletiva de conhecimentos teve como objetivo maior promover ações pedagógicas em consonância com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs). Dessa forma, o planejamento de aulas que estava sendo implementado nos dois contextos foi o centro das reflexões. Os participantes brasileiros tiveram a oportunidade de participar da avaliação do planejamento desenvolvido pelos americanos, assistindo a vídeos produzidos e lendo as unidades didáticas confeccionadas pelos futuros professores dos Estados Unidos. Além disso, ao compartilhar as temáticas e os conteúdos das sequências didáticas que estavam sendo planejadas como requisito da disciplina de Estágio Supervisionado no Brasil, os acadêmicos do curso de Letras receberam sugestões de textos autênticos que poderiam ser utilizados com a faixa etária em questão.

Segundo as professoras Jancileidi e Cleonice, enquanto falantes de inglês como língua adicional, este tipo de colaboração traz aos estudantes brasileiros a possibilidade de interagir em língua inglesa sem investir em mobilidade. Para elas, a prática contextualizada da língua permite também o desenvolvimento de competências essenciais no contexto educacional atual, as competências globais que integram a celebração da diversidade.

Após o término do projeto, durante o evento Virtual Projects Exhibition, promovido pelo iEarn-USA, que compilou práticas colaborativas internacionais que promoveram os ODSs pelo mundo, as professoras e as estudantes Camila Toledo Docena, Gabriele Pedon Silva e Ritchély Ávila da Rosa tiveram a oportunidade de apresentar um relato da colaboração sobre o que vivenciaram.