Geral

Cepagro/UPF será espaço de estudo do programa Jovem do Agro

28/06/2024

14:22

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Camila Guedes

Iniciativa do Sicredi em parceria com o Instituto Manager foi lançada na noite de quinta-feira, 27 de junho, na Arena UPF Parque

A Arena UPF Parque foi o local escolhido para o lançamento do programa Jovem do Agro. A iniciativa é uma parceria entre o Sicredi e o Instituto Manager, residente do UPF Parque, e busca fomentar em jovens de 14 aos 22 anos o empreendedorismo rural, além de incentivar a sucessão familiar no campo, de modo a potencializar e rentabilizar as propriedades de maneira tecnológica e eficaz. O programa atende aos municípios de Coxilha, Ernestina, Mato Castelhano, Passo Fundo e Pontão. O lançamento do programa foi realizado na noite dessa quinta-feira, 27 de junho, e contou com a presença da reitora da UPF, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin. 

A primeira apresentação do programa foi realizada ainda durante a 24ª Expodireto Cotrijal, realizada em março, na Casa UPF. A iniciativa conta ainda com a parceria da Associação Tecnoagro, também residente do UPF Parque. Oferecido gratuitamente e com duração de 12 meses, o programa tem como base o tripé da Google for Education. 

As aulas iniciam já no dia 12 de julho e, neste momento, são exclusivas para filhos de associados Sicredi. No primeiro trimestre, os alunos terão a oportunidade de visitar a Fertisystem, o Cepagro UPF e a Cabanha Butiá, com aulas práticas-demonstrativas. No segundo momento, serão desenvolvidas aulas técnicas-explicativas a respeito do que foi vivenciado nas fazendas visitadas. No último módulo, os alunos terão aulas comparativas, em que será explorado o custo-benefício da implantação de novas tecnologias nas propriedades rurais.

Para o cofundador e diretor do programa Jovem do Agro, Lucas Bilhar, essa é uma grande oportunidade para o jovem ingressar no mercado de trabalho e qualificar o conhecimento a respeito de sua própria propriedade. “Com mais aprendizado a respeito de novas tecnologias e exemplos na prática, ele poderá expandir a rentabilidade de sua produção, o que resulta em mais dinheiro no bolso do produtor e um incentivo para sua permanência no campo”, ressalta Lucas, reforçando que, ao trazer uma visão empresarial, também motiva a modernização do trabalho.