Integrado

Confira como foi o 16° Festival de Cinema Integrado

01/10/2024

10:00

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Luís Henrique de Melo e Nexjor

Sete curtas foram produzidos e apresentados pelos estudantes do segundo ano do ensino médio do Integrado UPF

Em clima de festa e alegria, os estudantes do 2° ano do Ensino Médio do Integrado UPF apresentaram suas produções audiovisuais na 16ª edição do Festival de Cinema Integrado, ocorrido na última sexta-feira, 27 de setembro. A noite de gala teve a presença de pais, familiares e amigos, que prestigiaram a exibição e premiação dos sete curtas-metragens produzidos pelos estudantes nos últimos meses. 

O curta “Como Falar com Garotas em Festas”, baseado em um conto de Neil Gaiman, foi o grande vencedor da noite, e levou o troféu em três categorias: melhor filme, curta mais popular e melhor sonoplastia

O Festival foi idealizado há 16 anos visando estimular os estudantes à leitura de contos clássicos, transformando-os em curtas-metragens. A produção propicia aos alunos uma atuação multidisciplinar, integrando a literatura, a música e a produção escrita e audiovisual. 

O melhor filme da noite

“Como Falar com Garotas em Festas” conta a história de dois amigos que possuem personalidades bastante distintas: um é popular e carismático, outro é retraído e discreto. Os dois personagens vão a uma festa, mas acabam descobrindo que os demais convidados não são humanos, e sim extraterrestres. 

Ryan Vinícius Rodrigues, ator coadjuvante do curta, disse estar eufórico após as premiações - é que, além dos prêmios de melhor filme, melhor sonoplastia e mais popular, ele venceu a categoria de melhor ator coadjuvante. “A gente não esperava vencer, viemos até com as expectativas baixas pelo medo de se decepcionar, mas no fundo a gente sabia que nosso trabalho tinha ficado legal. A gente trabalhou em conjunto, escrevemos o roteiro, mexemos na sonoplastia, tivemos as ideias juntos, e graças a esse trabalho em equipe conseguimos vencer os prêmios”, nos contou o adolescente.

Atividade une práticas pedagógicas com a arte

Para a professora idealizadora e coordenadora do evento, Nara Marley Aléssio Rubert, o festival é um momento de intenso crescimento para os estudantes. “Mesmo contando com o auxílio do corpo docente, são os estudantes que definem cada detalhe de como o curta será executado, e é possível notar em cada um deles a alegria em entregar um trabalho que exige tanto, mas que eles se divertem fazendo”, comentou Nara.

Jonir Dalbosco, diretor do Integrado UPF, nos contou que fica realizado em poder proporcionar aos estudantes uma boa lembrança do ensino médio. “O sentimento de estar contribuindo para a formação dessa ‘gurizada’ envolvendo a arte, a escrita, a cultura e o cinema é o que é mais importante nessa atividade. As marcas que ficam para eles [os estudantes] são essas, eles irão sempre se lembrar das atividades que aconteciam durante sua formação aqui no Integrado”, finaliza Jonir.

Confira os ganhadores da noite:

Melhor filme: Como Falar com Garotas em Festas
Melhor direção: A Cartomante
Melhor direção de arte: A Luz da Outra Casa
Melhor roteiro: La Jaula de Oro
Melhor cartaz: A Luz da Outra Casa
Melhor sinopse crítica: O Olho
Curta mais popular: Como Falar com Garotas em Festas
Melhor atriz: Bibiana Alessandra Muller
Melhor ator: Francisco Mendes Webber
Melhor atriz coadjuvante: Mariana Serena Esquinsani
Melhor ator coadjuvante: Ryan Vinícius Rodrigues

Confira a cobertura do evento no Instagram da Universidade

 

Assista aqui a transmissão completa do evento