Estudantes do projeto Go Code Blocks apresentam aplicativos à banca avaliadora
30/10/2018
17:30
Por: Assessoria de Imprensa
Fotos: Jéssica França
A 3ª edição do projeto Go Code Blocks, ligado à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade de Passo Fundo (VREAC/UPF) e desenvolvido em parceria com a Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho (FMSS), com o apoio de empresas de Passo Fundo, promove a capacitação de estudantes sobre a lógica de programação. Na tarde desta terça-feira, 30 de outubro, os estudantes apresentaram como trabalho final do curso projetos de aplicativos sobre diferentes temas.
De acordo com o coordenador do projeto de extensão Go Code Blocks, professor Me. Eder Pazinatto, a turma é formada por 20 estudantes que foram divididos em duplas para o desenvolvimento dos aplicativos. “Os estudantes estão terminando o curso e tiveram o desafio de desenvolver um aplicativo para apresentar como trabalho final”, explicou.
Os participantes do curso são todos estudantes do ensino médio, de nove escolas públicas de Passo Fundo. Na atividade, os estudantes tiveram um tempo de 5 minutos para realizar a apresentação do projeto à banca de avaliação formada pelo professor Me. Victor Billy da Silva e pelo professor Dr. Marcelo Trindade Rebonatto.
Entre os projetos apresentados, está o de um aplicativo que amplia os conhecimentos básicos sobre aplicações financeiras. “O aplicativo que desenvolvemos é voltado para aplicações financeiras porque a gente sabe que a maioria das pessoas opta por simplesmente guardar o dinheiro na poupança, porém, no modo investidor, é possível fazer com que o dinheiro trabalhe por você, rendendo mais. Nosso aplicativo mostra para as pessoas que estão iniciando maneiras possíveis de entrar no mercado de investimento”, explicou o estudante do Colégio Cecy Leite Costa, Matheus Afonso Stracke.
Projeto
Nesta terceira edição, o curso ofereceu uma carga horária de 60 horas, sendo ministrado nos meses de setembro e outubro, com aulas nas terças e quintas-feiras, no turno da tarde, na UPF. Os alunos que participam do curso recebem alguns benefícios, como vale-transporte para participação das aulas, alimentação, brindes e certificado.
O curso desafia os jovens a criar aplicativos para dispositivos móveis e os inspira a utilizar a tecnologia em suas carreiras, por meio de uma interface gráfica baseada em blocos (usando o App Inventor, aplicação código aberto originalmente criada pela Google e atualmente mantida pelo Massachusetts Institute of Technology - MIT).
Além de aulas sobre tecnologia, os estudantes recebem instruções sobre empreendedorismo e mercado. “Acho esse curso um projeto bem interessante, pois ele traz para nós conhecimento para termos uma ideia melhor sobre esse mundo da tecnologia”, destacou o estudante da Escola Protásio Alves, Matheus da Silva Garcia.
A formatura da 3ª edição do projeto Go Code Blocks ocorre às 14h da próxima quinta-feira, 1º de novembro, no auditório do prédio B5, Campus I UPF.
Conheça os trabalhos apresentados:
Éderson e Rafaela – (RanchApp) – aplicativo para auxiliar na lista de alimentos para compra mensal
Édson e Ralf – (MyRequest) – facilita a relação entre cliente e empresa no ramo de restaurantes/ fast food
Kauê Avila e Wellington Chagas – (Save My Boredom) – aplicativo para facilitar o encontro de jogos f2p para computador de determinado gênero, dispondo características deste.
Kamila e Maíssa – (Ischool) – aplicativo para organização e auxílio escolar, personalizado e de fácil uso.
Natan – (Dino Run) – jogo do dinossaurinho que corre
Adrian e Guilherme – (uService) - aplicativo para facilitar a contratação de serviços gerais
Rafel e Anita – (PFSearch) – aplicativo que auxilia no compartilhamento de preços de lojas físicas de uma determinada cidade
Rodrigo Avila e Lucas Sebastião – (Laugh) – aplicativo que disponibiliza piadas e trocadilhos de diversos gêneros
Amanda e Karol – (Spoiler in Space) – jogo de estilo “Invaders from space”
Matheus Stracke e Matheus Garcia – aplicativo que amplia conhecimentos sobre aplicações financeiras
Notícias relacionadas