Ensino

Intercâmbio acadêmico para o desenvolvimento de novas habilidades

04/07/2024

09:02

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Arquivo pessoal

Bernardo Maciel é acadêmico do curso de Administração da UPF e conta como um semestre de estudos em Portugal tem contribuído para sua formação

Quase no fim da graduação, Bernardo Maciel deixou um emprego estável em busca da oportunidade de realizar seu sonho: o intercâmbio acadêmico. No sétimo nível do curso de Administração na Universidade de Passo Fundo (UPF), o estudante está agora em Portugal, onde acaba de concluir um semestre de estudos na Universidade de Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, na cidade de Vila Real. Por lá, além de um enriquecer seu currículo, Bernardo desenvolveu habilidades essenciais, tanto para a vida pessoal quanto profissional. 

O intercâmbio foi um objetivo de Bernardo desde o início da graduação. Para isso, ele contou com a ajuda da Assessoria Internacional, que o auxiliou com as orientações e toda a preparação. “A parte das documentações para solicitar o visto, a ansiedade e a espera pelo retorno do consulado são um pouco mais trabalhosas, mas vale a pena. Meus pais sempre me deram autonomia para realizar meus sonhos e me incentivam em tudo que preciso. Sinto que, graças a eles, tive uma boa base e preparação para viver esta oportunidade”, conta. 

Em Portugal desde fevereiro deste ano, o estudante garante que a experiência tem sido única e projeta que será apenas a primeira de muitas. “É um aprendizado constante, acadêmico, cultural e social. Além dos estudos, estar na Europa possibilitou que eu conhecesse diferentes países e lugares que sempre sonhei, pontua Bernardo, destacando os principais pontos positivos da viagem. “Acredito que sair da zona de conforto, ver como o mundo é muito grande e perceber que temos diferentes lugares, pessoas e oportunidades. Estar aberto ao novo e aprender constantemente com o diferente, evoluir com aquilo que aprendemos e somar com aquilo que já sabemos. Certamente volto um Bernardo muito melhor do que o que veio em fevereiro”, acrescenta. 

Para o acadêmico, o intercâmbio, além de ser um diferencial no seu currículo como futuro administrador, vai ajudar muito na sua formação. “Com toda certeza, volto com um olhar mais amplo, mais brando e exigente também. A imersão cultural amplia a visão de mundo, melhora a fluência em outros idiomas e desenvolve habilidades como adaptação, independência e resolução de problemas, essenciais tanto para a vida pessoal quanto profissional. Além disso, me conectou ainda mais comigo mesmo; o autoconhecimento é uma das coisas que mais tenho aprendido”, finaliza. 

Que dicas você dá para quem pensa em realizar intercâmbio?
Se você tiver a oportunidade, vá em frente e abrace essa aventura com todo o coração. Permita-se sair da zona de conforto, pois é aí que você encontrará um crescimento incrível. Eu saí de um trabalho estável (era gerente de contas no Sicredi) para viver uma oportunidade e um sonho. A UPF nos incentiva a viver este sonho, facilita o processo e nos dá segurança para vivermos essa experiência. Aproveite cada momento, desde os desafios até as conquistas. O intercâmbio não é apenas uma oportunidade de estudo, mas uma experiência que transformará quem você é e abrirá portas para um futuro brilhante. Sou muito grato aos meus pais por sempre me incentivarem a buscar o novo, me ampararem e proporcionarem todas estas oportunidades.

Vestibular da UPF está com inscrições abertas
O intercâmbio acadêmico é apenas uma das inúmeras oportunidades que os estudantes da Universidade têm. A Instituição também oferece uma série de possibilidades, como projetos de extensão, grupos de pesquisa, representação estudantil e muito mais. 

E quem sonha em construir seu próprio destino, como o Bernardo fez com o intercâmbio, pode dar o primeiro passo por meio do Vestibular de Inverno. As inscrições estão abertas e a seleção pode ser feita por meio de prova de redação on-line ou nota de redação do Enem. 

Quem já iniciou uma graduação também pode ser estudante da UPF por meio das modalidades de Ingresso Especial: Transferência, Reingresso, Reabertura de Matrícula, Seleção Simplificada ou Disciplina Isolada. 

Todas as informações e as inscrições estão disponíveis no site upf.br/vestibular.