Geral

UPF apresenta pesquisas inovadoras na Feitech 2024

28/10/2024

11:11

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Camila Guedes e Carla Vailatti

Novidades nas áreas de arquitetura e urbanismo, sustentabilidade e odontologia foram levadas ao estande da Universidade e ao palco 360º, dentro da programação oficial da feira

Ao longo de três dias, a UPF levou para a Feira regional de Inovação, Tecnologia, Negócios e Conteúdo (Feitech) conhecimentos que trazem soluções para o futuro regional nas mais diversas áreas. Tanto no estande da Instituição quanto no palco 360°, nossos professores e pesquisadores mostraram para os visitantes a vocação comunitária da Universidade, reforçando o compromisso com o desenvolvimento de Passo Fundo e região. Entre os temas apresentados estiveram desde a importância dos Parques Científicos e Tecnológicos para impulsionar a capacidade produtiva da região, até novidades nas áreas de engenharia e odontologia. 

Um dos assuntos mais comentados a nível global, a sustentabilidade foi tema de uma das participações dos nossos docentes no palco 360°. Em sua fala, os professores Dra. Luciane Colla e Dr. Francisco Reichert debateram o papel da ciência na sustentabilidade industrial, agrícola e ambiental. “A ciência trabalha na fronteira do conhecimento. Então, toda vez que a gente vai conversar com um estudante que está fazendo um estudo, a gente diz para ele, você precisa entender aonde está a fronteira do conhecimento, o ensaio da ciência, a arte da ciência. Então, a ciência trabalha com inovação o tempo todo. Não existe ciência sem inovação”, pontuou a professora. 

Para o professor Francisco, o setor agrícola é um dos que mais enfrenta desafios na busca pela sustentabilidade. “Como a gente aumenta a produtividade mantendo a sustentabilidade ambiental e do sistema agrícola como um todo? Nós trabalhamos com seres vivos, então as plantas respondem a estímulos ambientais, então se o ambiente muda, a resposta das plantas muda também. E como a gente lida com isso? Com essas mudanças, vão ocorrer os impactos nas plantas e também os impactos nos organismos que interagem com toda essa cadeia”, completou. 

Além dos conhecimentos compartilhados no palco principal, a UPF apresentou diversas pesquisas e serviços na feira, bem como todo o ecossistema do UPF Parque.
 

INSCREVA-SE