A qualidade acadêmica, o estímulo à pesquisa e à inovação na prática jurídica, bem como o envolvimento com a comunidade por meio da extensão são marcas do ensino jurídico na UPF há mais de 65 anos, sendo um dos cursos pioneiros no interior do Rio Grande do Sul. O compromisso com o ensino decorre de um corpo docente diversificado, formado por professores com destacada atuação na vida forense, através do exercício da atividade profissional liberal, bem como na área pública, na Magistratura, na Segurança Pública, no Ministério Público, na Procuradoria-Geral do Estado, dentre outros.
A Escola de Ciências Jurídicas possui convênios com dezenas de escritórios de advocacia para a realização de estágios, bem como com as mais diversas e importantes instituições públicas, tanto da área jurídica como administrativa e parlamentar. Também conta com o Centro de Prática e Extensão, um espaço amplo e moderno localizado no Campus I que oportuniza a vivência prática, de forma cotidiana, em espaços como o Serviço de Assistência Jurídica (Sajur) e o Juizado Especial Cível, por meio de convênio com o Tribunal de Justiça do Estado.
A extensão é contemplada com seis projetos considerados referências na área jurídica: Projur Mulher e Diversidade, Balcão do Consumidor, Balcão do Trabalhador, Balcão do Migrante e Refugiado, Mediajur e Direitos Humanos para a Juventude. Nos atendimentos prestados à comunidade, os acadêmicos conhecem as realidades nas áreas atendidas, sempre acompanhados por professores orientadores.
-
A elevada qualidade da Escola de Ciências Jurídicas vem sendo reconhecida pelas comissões de avaliação do MEC, por rankings independentes e também pela OAB, tendo recebido, em duas edições, o Selo OAB Recomenda.
-
Outro destaque é a integração entre a graduação e a pós-graduação stricto sensu (mestrado), permitindo que graduandos e mestrandos atuem juntos na produção do conhecimento por meio da atuação em 15 grupos de pesquisa, em congressos e palestras internacionais.
-
O acervo bibliográfico da área jurídica conta com mais de 21,2 mil títulos - disponíveis em três bibliotecas virtuais, além de mais de 52 mil exemplares de livros na rede de Biblioteca. Outra experiência oferecida aos alunos são as viagens técnicas aos Tribunais estaduais e Federais.