Professora participa do Processo de elaboração da Declaração de Cartagena + 40
20/12/2024
15:22
Por: Assessoria de Imprensa
Fotos: Equipe Cartagena +40
Promovido pelo Governo do Chile com o apoio da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), o evento Cartagena + 40 foi marcado por debates importantes e adoção de um documento de compromisso com a proteção, inclusão e busca de soluções para pessoas refugiadas, deslocadas e apátridas nos países da América Latina e do Caribe. A professora do curso de Direito da UPF, Dra. Patrícia Noschang esteve presente e foi indicada pela Global Academic Interdisciplinary Network (GAIN) com apoio da ACNUR para representar a Academia durante a atividade.
Conforme Patrícia, o evento encerrou um ciclo de negociações para o Plano do Chile que estabelece diretrizes e avanços na proteção de todas as pessoas refugiadas e migrantes para os próximos 10 anos na América. A professora teve a oportunidade de se manifestar durante a programação. Em sua fala, destacou o papel das universidades no Processo de Cartagena, iniciado ainda em 1984 e que completa 40 anos.
A Declaração, de acordo com a professora, destaca as principais preocupações da academia, apresentando 40 propostas de proteção humanitária no contexto da mobilidade forçada na região e foi assinada por mais de 300 apoiadores (entre acadêmicos, instituições acadêmicas e instituições não acadêmicas). “O documento aborda todas as questões urgentes, entre elas a garantia da dignidade humana a todas as pessoas refugiadas, que migram ou se deslocam interna ou internacionalmente e o reconhecimento das pessoas que se deslocam em razão dos desastres e dos efeitos adversos das mudanças climáticas”, explicou a docente.
Para Patrícia, participar do evento foi uma experiência única e mostrou a importância do trabalho realizado pela UPF por meio do Balcão do Migrante e Refugiado. Ela também ressaltou que a Declaração pode servir de inspiração para todo o mundo. “O documento tem um avanço importante ao reconhecer as pessoas que se deslocam devido às consequências dos desastres e eventos climáticos. A nossa participação também foi importante, pois estive representando a Academia, indicada pela Global Academic Interdisciplinary Network (GAIN), com o apoio da ACNUR representando as Cátedras Sérgio Vieira de Mello do Brasil”, comentou.