Apresentação

O Encontro Nacional sobre a Linguagem da Criança está em sua quinta edição. Criado pelo Grupo NALingua (Núcleo de Estudos em Aquisição da Linguagem), com pesquisadores de diferentes Universidades (UFAL / UFPB / UFPE / UFRGS / UNESP / UNICAMP / UNIFESP / USP / UPF / Université Paul-Valéry Montpellier 3), os Encontros integram esses pesquisadores a outros de distintas Universidades brasileiras. O primeiro evento foi realizado na UNIFESP, em dezembro de 2010; o segundo, na UNESP, em novembro de 2012; o terceiro, na UFRGS, em maio de 2015; o quarto, na UFPB, em setembro de 2018. Nos quatro Encontros, algumas questões transversais ao campo da aquisição da linguagem movimentaram o debate: o dialogismo, a enunciação, o discurso, a interação, o contexto, a gestualidade.

Neste ano, o Encontro tem como tema outra questão transversal ao campo aquisicional: a relação língua-discurso. As concepções de língua, de discurso e da relação língua-discurso variam conforme a perspectiva teórica adotada por cada pesquisador, mas representam interesses comuns àqueles que estudam a linguagem da criança com ênfase no uso da língua e nas relações humanas - marca das pesquisas do grupo NALingua. 

Se o evento anterior teve como foco os reflexos em 10 anos de pesquisa do grupo NALingua, um olhar retrospectivo, neste evento, assume-se um olhar prospectivo, enfocando-se os caminhos futuros que se apresentam aos estudos da linguagem da criança a partir da relação língua-discurso. 

Objetivo Geral do Encontro

Promover, à luz das perspectivas teóricas do grupo NALingua, olhares prospectivos para os estudos da linguagem da criança a partir da relação língua-discurso.  

Objetivos específicos

• intensificar a troca de experiências entre discentes, docentes, pesquisadores e demais profissionais sobre o tema linguagem da criança;

• fomentar a qualidade da produção científica relacionada às reflexões sobre a linguagem da criança;

• propiciar um espaço de diálogo entre pesquisadores de diferentes perspectivas  teóricas sobre a relação língua-discurso na aquisição da linguagem, em distintas frentes de investigação (fala, escrita, língua de sinais, língua estrangeira, bilinguismo, multilinguismo, aquisição típica e atípica);

• contribuir com a formação multidisciplinar e crítica dos profissionais da Educação Básica e Superior, dos profissionais liberais interessados nas práticas sociais vinculadas à infância, dos pesquisadores do campo da linguagem e dos estudantes de pós-graduação e graduação envolvidos no evento;

• democratizar o acesso à ciência, popularizando estudos no campo da aquisição da linguagem.

Realização

Curso de Letras e Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo

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