Por: Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação
A Especialização em Gestão de Negócios e Marketing da UPF Casca promoveu dois seminários que abordaram assuntos relacionados às cooperativas. As atividades, realizadas na disciplina Seminários de Gestão Cooperativa, contaram com a parceria do Sescoop/RS, que fornece apoio aos estudantes por meio de programa de incentivo e bolsas.
O primeiro deles ocorreu no dia 3 de dezembro e teve como tema o “Impacto das Cooperativas no Desenvolvimento Social e Econômico: Desafios e Oportunidades”. Participaram como palestrantes o gerente regional da Cooperativa Sicredi Ibiraiaras RS/MG, Tadeu Ceccagno, e o presidente da Cooral Cooperativa de Transporte de Cargas Geral Ltda, Cleuberto Demarchi. Ambos debateram os seguintes tópicos: os desafios de manter a cultura cooperativista diante do constante crescimento e mudanças geracionais; os desafios de se manter no mercado diante da competitividade desleal em relação às empresas privadas; de que forma a cooperativa enxerga o código de conduta/ética em suas atividades cotidianas?; e o intercooperativismo entre segmento de crédito e de transportes.
Realizado no dia 10 de dezembro, o segundo seminário abordou a temática “Desafios e Oportunidades na Gestão de Cooperativas”, no qual participaram o diretor administrativo e financeiro da Cooperlat, Roberto Tebaldi, e o assessor da diretoria – Unicafes, Neri Pies. Os convidados discutiram sobre os desafios na implantação de uma cooperativa; a gestão e seus desafios; o mercado e suas grandes concorrentes; e os desafios das pequenas cooperativas familiares. A diretora da Escola de Ciências Agrárias, Inovação e Negócios (Esan) da UPF, professora Cleide Moretto, acompanhou o bate-papo.
Para o diretor da UPF Casca e professor da disciplina Seminários de Gestão Cooperativa, Henrique Bertosso, as atividades foram um importante momento de troca de experiências entre os palestrantes e os estudantes, efetivando o protagonismo dos acadêmicos na elaboração da programação dos Seminários, no convite aos ministrantes e na organização do espaço e protocolo. “A experiência oportunizou, ainda, explanação sobre diferentes ramos de cooperativas, os desafios e oportunidades, e também as estratégias utilizadas para garantir a identidade cooperativa nos negócios e também nos colaboradores”, complementou.