Filosofia com crianças: perguntar para refletir

Inscrições até 28/04 - Realização 29 e 30/04

Cód: 029

Muito se discute sobre a importância de desenvolver a autonomia dos/as estudantes, reconhece-se a sua importância, mas como fazer isso acontecer no dia a dia da formação? A relevância deste curso se verifica por oferecer uma formação complementar e continuada de professoras/es e acadêmicas/os que atuam ou pretendem atuar no ensino de Filosofia na Educação Básica bem como daquelas/es que não atuam com a disciplina de Filosofia, mas desejam se apropriar de uma metodologia que auxilie a desenvolver o pensamento autônomo. Pensamos que essa formação é diferenciada, pois além de material teórico sobre o tema do módulo, também disponibilizaremos um plano de aula elaborado com base na proposta teórica, será realizada uma oficina com os cursistas com base na proposta e, além disso, estes serão desafiados a desenvolver uma aula com base na proposta e apresentar para o grupo. 
 
O que torna o curso teórico/prático-reflexivo com o objetivo de desenvolver habilidades de problematização, essenciais para o desenvolvimento da autonomia de pensamento dos/as estudantes. Este curso também pode ser muito útil para aqueles/as professores/as que trabalham em perspectivas interdisciplinares como aquelas previstas por meio do estímulo ao diálogo já que com a implementação da proposta do Novo Ensino Médio, há a necessidade de um trabalho interdisciplinar das disciplinas das Ciências Humanas. Estão de acordo com essa proposta diversas políticas públicas, tais como o Plano Nacional de Educação, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, o Parecer CNE/CES n. 608/2018, bem como a Agenda 2030 que prevê no seu objetivo 4 uma educação de qualidade que permita capacitar e empoderar indivíduos para superar os problemas de um mundo que busca um desenvolvimento sustentável.
- Subsidiar professores/as para promoverem uma educação libertadora;
- Capacitar as/os professoras/es da Educação Básica e acadêmicas/os para estimular a autonomia intelectual das/os estudantes e a abertura para o diálogo interdisciplinar a respeito de temas voltados à formação humana através da prática de um método reflexivo para o ensino;
- Realizar uma oficina com o intuito de exemplificar uma possível aula com um público específico da educação básica e demonstrar possibilidade de trabalho com atividades remotas/síncronas ou presenciais;
- Disponibilizar um plano de aula elaborado para o ensino remoto/síncrono e o plano de aula presencial, como forma de capacitar para o trabalho com a Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental a fim de subsidiar para a elaboração de planos de aula de acordo a sequência didática abordada vinculada a uma educação para o pensar;
- Esclarecer a perspectiva metodológica de ensino de Filosofia com crianças;
- Apresentar a sequência didática proposta por Matthew Lipman de uma educação para o pensar.
Cínthia Roso Oliveira
Doutora em Filosofia pela Unisinos, mestre em Filosofia e graduada em Filosofia pela UFSM. Atua como professora da Área de Ética e Conhecimento, no curso de Filosofia e na Especialização de Ensino de Ciências Humanas na UPF. Está coordenando o Projeto de Extensão "Arché: experiências filosóficas" e em parceria com diversos professores de escolas desenvolve ações de formação continuada em busca da qualidade de uma educação para a autonomia.
 
Coordenação
Cínthia Roso Oliveira - croliveira@upf.br
 
Período de realização do curso
29 e 30/04 - Sexta das 08h às 14h e no sábado das 08h às 12h e das 14h às 16h
Modalidade: Online
Carga horária: 8h
 
Programação
25/02/22: (2h) Atividades assíncronas [08:00-10:00]: Videoaula e textos de leitura obrigatórias e complementares disponibilizadas via Google Acadêmico;
26/02/22: (2h) Atividade síncrona [08:00-10:00]: Oficina/aula-exemplo com base na metodologia de Lipman;
26/02/22: (2h) Atividades assíncronas [10:00-12:00]: Planejamento de uma aula a partir da metodologia proposta (em grupo);
26/02/22: (2h) Atividade síncrona [14:00-16:00]: Sorteio de algumas aulas para realizarem a intervenção [de até 20min] entre o grupo e discussão das propostas pelos grupos.

 

Aluno ativo UPF R$ 30,00 – Desconto de 10% - R$ 27,00
Professor UPF  R$ 50,00 - Desconto de 10% - R$ 45,00
Funcionário UPF R$ 45,00 - Desconto de 10% - R$ 40,50
Egresso cadastrado Programa Elos UPF R$ 40,00 - Desconto de 10% - R$ 36,00
Público em geral R$ 40,00 - Desconto de 5% - R$ 38,00
Alunos outras IES R$ 35,00- Desconto de 5% - R$ 33,25
Professores outras IES R$ 55,00 - Desconto de 5% - R$ 52,25
Alunos UPF10 %
Professor UPF10 %
Funcionário UPF10 %
Egresso UPF10 %
Público em Geral5 %