Promover intervenções artísticas e pedagógicas, com caráter arteterapêutico, em consonância com Projetos de Extensão e a Escola de Extensão da Instituição que estejam voltados à transformação social e à formação integral e cidadã, oferecendo atividades educativas, terapêuticas e de sensibilização para a comunidade acadêmica, local e regional, de modo interdisciplinar e multidisciplinar.
A arte possui potencialidades de produzir empatia e criar relações de afeto e trata-se de uma área que se mostra indispensável para a promoção de um desenvolvimento mais humano da sociedade. No contexto de isolamento vivido, observa-se cada vez mais a necessidade da arte em nossas vidas, principalmente em momentos de crise, como forma de podermos existir nesse mundo de forma mais humana.
Sabendo disso, as proposições do projeto Arteterapia, cuidado e saúde emocional, vem ao encontro desses interesses, como forma de promover intervenções artísticas e pedagógicas, com caráter arteterapêutico, em consonância com Projetos de Extensão e a Escola de Extensão da Instituição que estejam voltados à transformação social e à formação integral e cidadã, oferecendo atividades educativas, terapêuticas e de sensibilização para a comunidade acadêmica, local e regional, de modo interdisciplinar e multidisciplinar.
Nesse sentido, o projeto contempla ações voltadas para determinados públicos, tais como: grupo de Vivências Femininas (SAES-UPF); grupo de Mulheres Idosas (MAVRS-UPF); alunos com deficiência intelectual e ou múltipla participantes da APAE de Passo Fundo, RS; professores da rede municipal de ensino; e mulheres residentes no Bairro José Alexandre Zachia.
Por conta disso, o projeto, proposto pelos cursos de Artes Visuais (L e B), encontra-se situado no Território da Saúde e do Cuidado, articulando suas ações juntamente com os cursos que dele fazem parte, bem como os cursos parceiros de: Pós-graduação em Arteterapia, Nutrição e Design Gráfico. A metodologia adotada para o desenvolvimento das ações do projeto constitui-se no formato de oficinas, observando as necessidades das instituições e dos projetos parceiros. As oficinas serão oferecidas, durante o período de isolamento social, por meios digitais, para encontros virtuais, e por meio de gravação de vídeos das propostas a serem enviadas àqueles que não possuírem condições de manter encontros virtuais síncronos.
Com o retorno das atividades presenciais, as oficinas ocorrerão nos espaços das instituições parceiras: salas do SAES, sala de arte da APAE de Passo Fundo, sala do Espaço Educativo do MAVRS, bem como nas comunidades atendidas pelos projetos parceiros. Dessa forma, o projeto contempla parcerias interinstitucionais com a APAE de Passo Fundo e a Secretaria Municipal de Educação (SME).
Contato
E-mail: marileitdalvesco@upf.br