Área: P 4 - Territórios da Educação e da Formação Humana
Unidades Relacionadas: Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade
Cursos Envolvidos: Geografia
Coordenador: Luciane Rodrigues de Bitencourt
Área: P 4 - Territórios da Educação e da Formação Humana
Unidades Relacionadas: Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade
Cursos Envolvidos: Geografia
Coordenador: Luciane Rodrigues de Bitencourt
O Projeto Nós Propomos visa incorporar estudantes do Ensino Médio na comunidade escolar onde os mesmos estão inseridos, a fim de transformar uma dada realidade e formar um conhecimento calcado na solução de problemas, dificuldades e anseios regionais proporcionando, deste modo, protagonismo, cidadania e inovação na educação geográfica.
O projeto Nós Propomos! idealizado no IGOT - Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (Lisboa/Portugal), foi reconhecido internacionalmente pela originalidade, inovação e pelos resultados obtidos com o envolvimento de escolas estudantes e da comunidade local. Por este motivo, forma uma rede que também está presente na Espanha, Moçambique, Colômbia, Peru, além do Brasil, onde conta com a parceria de diversas universidades, dentre estas a Universidade de Passo Fundo, através do Curso de Geografia.
O Projeto busca valorizar o espaço curricular da disciplina de Geografia e desenvolver uma cultura de cidadania territorial. Propõe trazer para a educação geográfica o desafio da mobilização das populações para uma cultura de efetiva cidadania territorial reclamada, cada vez mais, pelos decisores políticos e pela própria sociedade civil. Como objetivo geral propõe: incorporar estudantes do Ensino Médio na comunidade escolar onde os mesmos estão inseridos, a fim de transformar uma dada realidade e formar um conhecimento calcado na solução de problemas, dificuldades e anseios regionais.
O projeto segue a metodologia implantada pelo projeto de origem em Portugal. É uma proposta metodologicamente simples que consiste em levantamento de problemas, trabalho de campo e apresentação de propostas de intervenção. As atividades são desenvolvidas de forma interdisciplinar, de acordo com o calendário escolar e com a contribuição de todos os segmentos que compõe a escola. Incialmente, apresenta-se o Projeto aos professores e estudantes da 2ª série; levantamento de possíveis problemas da comunidade regional; seleção e investigação dos problemas da comunidade regional; investigação dos problemas da comunidade regional; entrevista com professores da UPF para colaborar com a pesquisa; verificação dos problemas da comunidade através de um trabalho de campo; entrevista com a população afetada através de um trabalho de campo; diagnóstico e pesquisa teórica sobre possíveis soluções para os problemas estudados e vistos em campo.
Construção do relatório técnico; seminário Integradores com o objetivo de avaliação das ações. Nessa edição da proposta, agrega como parceiros no projeto, os cursos de Química Licenciatura e Bacharelado.
Contato
Emails: lrb@upf.br e claudionei@upf.br