Possibilitar ao estudante aliar teoria com prática, envolvendo-se com a comunidade em que vive e contribuindo para que os processos de gestão pública sejam cada vez mais eficientes e eficazes, e, como consequência, melhorando a qualidade de vida das pessoas.
O objetivo do projeto é analisar e divulgar dados de portais de transparência dos municípios através da criação de indicadores que demonstrem os níveis de eficiência e eficácia da gestão pública das cidades da região de abrangência da UPF.
Compreende a participação direta dos estudantes da graduação, através de atividades acadêmicas em sala de aula, com a coleta, tabulação e análise de dados dos portais de transparência a fim de abastecer o projeto com os indicadores a serem construídos. A intencionalidade pedagógica da curricularização envolve o desenvolvimento de habilidades e competências na análise, diagnóstico e apontamento de encaminhamentos para a melhoria da gestão dos recursos públicos e eficácia dos programas de governo. No curso de Administração o projeto articula-se com a disciplina de Estratégia e Gestão Pública; no curso de Ciências Contábeis com as disciplinas de Orçamento e Planejamento Público e Contabilidade Aplicada ao Setor Público; no curso de Pedagogia o projeto articula-se com o Eixo Gestão da nova matriz curricular e especificamente com as disciplinas de Gestão e Organização da Escola, e Políticas, Estrutura e Gestão da Educação Básica. Ainda, na área de Comunicação, potencial para articulação com o Projeto Agência Célula – Comunicação Solidária do curso de Publicidade e Propaganda.
O fluxo das atividades do projeto começa coma coleta de dados realizada através dos estudantes em sala de aula, por meio das disciplinas envolvidas (curricularização) bem como com o trabalho sistêmico da coordenação do projeto e colaboradores (professores e estudantes). Dados estes que serão tabulados de forma periódica a fim de gerar indicadores que possibilitem as análises das dimensões planejamento, orçamento e realizações (receitas/despesas públicas). Análises feitas e indicadores gerados o próximo passo é a comunicação para os stakeholders.
A população em geral poderá consumir estas informações através de publicações feitas pela Agência Célula e pelo curso de Publicidade e Propaganda; Os profissionais de gestão em Educação, por sua vez, poderão receber relatórios e apresentações através dos projetos de extensão e das disciplinas do Eixo de Gestão, do curso de Pedagogia; As Câmaras Municipais de Vereadores e as Prefeituras Municipais poderão receber relatórios e pareceres dos estudantes de Administração e Ciências Contábeis com contribuições para o processo de implementação (Prefeituras), fiscalização e controle (Câmaras Municipais) quanto aos programas de governo. Ainda, os dados tabulados e os indicadores poderão subsidiar pesquisas nos cursos de pós graduação (Strictu e Lato Sensu) nas áreas envolvidas (Administração, Educação e Comunicação). Oficinas de capacitação e conscientização de estudantes dos Ensinos Médio e Fundamental também estão no escopo de atuação do projeto.