Desenvolver ações territoriais que visem o enfrentamento das problemáticas sociais e o fortalecimento das potencialidades do bairro, bem como ações, mediem e orientem as relações do ensino-serviço-comunidade, considerando as dimensões que envolvem o conceito ampliado de saúde e potencializando as ações da atenção básica.
O Projeto Redes de Cuidados Territoriais (PRCT) nasceu em meio a pandemia para implementar ações de cuidado em saúde nos territórios/populações de maior vulnerabilidade social e grupos de risco à COVID-19.
Diante da pandemia, a Universidade conectada com o seu compromisso social e comunitário, fez frente a partir dos cursos da saúde, à construção de estratégias de cuidado, ofertando ao município o serviço de Teleatendimento. Após um longo período de trabalho, a partir de um chamamento da Prefeitura Municipal, a Universidade foi convocada a construir uma proposta de enfrentamento à pandemia que tivesse o viés das práticas de cuidado nos territórios. Assim nasceu o Projeto Rede de Cuidados territoriais, que se apresenta como uma ação que contempla ensino-serviço-comunidade, articulando ações interprofissionais entre alunos de graduação, residência multiprofissional, profissionais servidores públicos, bem como professores e funcionários da universidade.
Com ações territoriais, materializadas nas visitas domiciliares, rounds de discussão de casos multiprofissionais, articulações comunitárias e com os serviços públicos, bem como, desenvolvimento de vigilância e monitoramento, o Projeto Redes exerce práticas inovadoras de cuidado em meio a pandemia, evidenciando-se como um recurso fundamental para entender melhor as características sócio sanitárias dos grupos populacionais, principalmente suas vulnerabilidades, para reconstruir fluxos possíveis neste tempo de pandemia e indicar formas mais eficientes de promover a vigilância e a intervenção enquanto não for possível restabelecer a normalidade dos serviços.
Sendo assim, o Projeto Redes segue pensado de forma ampla e integral, para que na medida do possível, possa ser um grande articulador das ações entre ensino-serviço, qualificando as ações da universidade na comunidade, a partir dos princípios da integralidade e da interprofissionalidade.
Contato
Profa Dra. Juliane Bervian