Promover a educação socioambiental e a saúde por meio da integração das diferentes áreas do conhecimento em consonância com as diretrizes da Política de Responsabilidade Social da UPF (RSU/PAI), dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e com a Carta das Cidades Educadoras, almejando a curricularização da extensão junto aos cursos envolvidos, unificando ações de ensino, de pesquisa e de extensão, no sentido de desencadear processos de reflexão e superação de problemas socioambientais que envolvam a comunidade universitária (interna) e a comunidade local (externa), em especial as cooperativas de materiais recicláveis e as cidades educadoras da região norte do estado do RS, visando à sustentabilidade, a autonomia e a inclusão dos sujeitos como agentes essenciais para a transformação da realidade regional e o exercício da cidadania planetária.
Em consonância com as diretrizes da Política de Responsabilidade Social da UPF (RSU/PAI), dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e com a Carta das Cidades Educadoras, almejando a curricularização da extensão junto aos cursos envolvidos, o projeto tem como objetivo geral promover a educação socioambiental e a saúde por meio da integração das diferentes áreas do conhecimento, unificando ações de ensino, de pesquisa e de extensão, no sentido de desencadear processos de reflexão e superação de problemas socioambientais que envolvem a comunidade universitária (interna) e a comunidade local (externa), em especial as cooperativas de materiais recicláveis e as cidades educadoras da região norte do estado do RS, visando à sustentabilidade, a autonomia e a inclusão dos sujeitos como agentes essenciais para a transformação da realidade regional e o exercício da cidadania planetária.
Público alvo:
Acadêmicos, funcionários, técnicos administrativos e docentes da Universidade de Passo Fundo (UPF), incluindo os campi; Equipes integrantes do Projeto Transformação, demais cooperativas de materiais recicláveis dos municípios envolvidos no programa cidades educadoras; gestores da educação; comunidade acadêmica em geral pela curricularização e transversalizado por ela; pesquisadores nas diversas áreas na comunidade e na academia, articuladamente; populações dos municípios conveniados; ONgs parceiras.
A metodologia utilizada são oficinas e encontros para formação acerca dos temas abordados; visitas, contatos e assessorias aos grupos estabelecidos pelas instituições parceiras; assessorias às cidades educadoras da região de abrangência da UPF; elaboração e confecção de materiais didáticos, editoriais e de divulgação, na produção e distribuição de conteúdo jornalístico qualificado e outros. Será realizado, de maneira sistemática, atendimento dos participantes do projeto na FO, o qual acontecerá via CEO, órgão vinculado ao SUS. Ações de diagnóstico, não geração e coleta de óleos usados na própria universidade, nos municípios e entidades parceiras será coordenado pela atuação da produção de biocombustíveis com óleos domésticos usados, buscando minimizar o impacto destes resíduos no ambiente natural e discutir a alimentação saudável. O projeto busca potencializar os processos interdisciplinares no campo comunitário, dentro e fora da universidade, com foco na educação socioambiental e o cuidado com a vida.
Cursos:
Pedagogia, Odontologia, Jornalismo, Ciências Biológicas (Licenciatura E Bacharelado), Química (Licenciatura E Bacharelado), Arquitetura, Design da Moda, Design Gráfico, Agronomia.
Apresenta articulações com o PPG dos cursos de Odontologia, Agronomia, Ciências e Matemática, Ciências Ambientais e Educação, bem como com os projetos da Brinquedoteca Universitária, Beira Trilhos, Célula, NAF e o Rede de Cuidados Territoriais.
O projeto dará continuidade às ações do Programa UniverCidade Educadora (2016-2020) na assessoria as cidades educadoras da região. As ações do programa, em parceria com o SSA e NADUC reafirmam o compromisso ODSs, com o Pacto e demais Políticas Públicas, e, em especial, com a Política de Responsabilidade Social Universitária (RSU/PAI)
Território:
Cooperados de Materiais Reciclados: em especial a Coama, que tem convênio com a FUPF, como também com as demais cooperativas que integram o Projeto Transformação, integrando familiares em especial as crianças e adolescentes atendidos no espaço em anexo ao galpão. Também, as demais cooperativas em especial as que envolvem as ações junto as cidades educadoras, em especial a do município de Marau que já tem atividades em andamento. Moradores do Camping do Carreiro de Serafina Correa, através do projeto Quintal da Terra. Cidades Educadoras reconhecidas pela AICE.
Parcerias Internas e Externas: CCTAM, Centro de Ciências e Tecnologias Ambientais da UPF, Galpão da Coama, demais cooperativas de materiais recicláveis do projeto cooperação; Galpão de reciclagem de Marau, Projeto Quintal da Terra, Camping Rio Carreiro Serafina Corrêa, Setor de Saneamento Ambiental da UPF, SSA, Naduc, Sustentabilidade: capacitação profissional e transformação em arte, FAC Projeto Célula: sistema de comunicação solidária, FAC Projeto Beira Trilhos, FEAR Feira Ecológica UPF, FEAC Naf, FEAC Rede de Cuidados Territoriais, Fórum de Mobilidade e Educação de Passo Fundo, Brinquedoteca Universitária, Laboratório de Aprendizagens Lúdicas, e Assembleia Permanente Pela Preservação Ambiental.
Contato
E-mail: abragagnolo@upf.br