Por: Assessoria de Imprensa
Fotos: Carla Vailatti / Caroline Simor
Inscrições para os bolsistas que atuarão nas oficinas já estão abertas e podem ser feitas até 8 de julho
Mais de 1500 alunos de 43 escolas municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental serão beneficiados com a parceria entre a Universidade de Passo Fundo (UPF) e a Prefeitura de Passo Fundo. Lançado nesta sexta-feira, 28, o programa Tempo Integral oferecerá oficinas no turno inverso ao da escola, oportunizando aos estudantes o aprendizado, a socialização e a imersão em toda a estrutura da Universidade. As atividades serão ministradas por acadêmicos da UPF. As inscrições para a atuação como bolsistas no programa já estão abertas e podem ser feitas aqui.
O programa, promovido pela Prefeitura e que teve a UPF como vencedora da licitação, terá duração de nove meses, dividido em dois períodos: de agosto a novembro de 2024 e de março a julho de 2025. Serão oferecidas oficinas nos turnos da manhã e tarde, abordando temáticas como Cidadania global, Matemática, Empreendedorismo, Sustentabilidade e Movimento Corporal e Artístico.
Para a reitora da UPF, Bernadete Maria Dalmolin, a Universidade se soma ao trabalho já realizado pela Prefeitura, atuando para que a educação de Passo Fundo seja cada vez melhor. Em sua fala, destacou que durante as oficinas, os estudantes poderão ter acesso ao universo de conhecimentos que a Instituição proporciona. “Nós queremos que eles aproveitem todos os espaços da Universidade, na arte, na cultura, no esporte, na leitura, na literatura, na informática, no empreendedorismo, enfim, todos os lugares. O nosso muito obrigada a todos que trabalharam para que esse projeto fosse realizado. Esse que é, sem dúvidas, um dos projetos mais relevantes da atual gestão, porque aqui temos pessoas com enormes potenciais que conduzirão as nossas vidas no futuro, e nós faremos o máximo para que elas possam se desenvolver”, declarou.
Pedro Almeida destacou a parceria com a UPF, já consolidada em muitas frentes tanto na educação, quanto na saúde e na inovação. Conforme o prefeito, o projeto ganha ainda mais importância e peso por estar dentro de uma Universidade. “Lançamos hoje uma ação tão necessária e a Universidade, junto com a prefeitura, vai dar mais um passo importante na sua história de compromisso comunitário, de interesse naquilo que nós temos de mais precioso, que são os nossos jovens, os nossos alunos para o futuro da nossa cidade”, ponderou.
A solenidade contou com a presença de professores da rede municipal e mais de 500 alunos das escolas que serão contempladas. Também prestigiaram docentes da UPF, vereadores, secretários e lideranças comunitárias.