Por: Assessoria de Imprensa
Fotos: Caroline Lima
Iniciativas promovidas por estudantes e professores com a participação da comunidade foram apresentadas durante o Workshop de Apresentação de Projetos do Green Office
Um movimento acadêmico global que visa conectar estudantes e apoiar projetos de educação ambiental, o Green Office UPF promoveu, nessa quinta-feira, 24 de agosto, o 3º Workshop de Apresentação de Projetos. Nessa edição, foram contemplados projetos voltados à sustentabilidade e mudanças climáticas.
Por meio do edital, o centro acadêmico de sustentabilidade disponibilizou suporte para apoiar projetos e iniciativas que são desenvolvidas na Universidade por estudantes e professores com a participação da comunidade. “A melhor parte de apresentarmos os projetos é ver a multidisciplinaridade e a possibilidade de termos várias áreas atuando com o mesmo objetivo. Esse é o principal papel do Green Office, muito mais do que fomentar o aporte financeiro, pois esses projetos são muito maiores. Para a Universidade é sensacional esse fórum que está se estabelecendo”, disse a coordenadora do Green Office, professora Dra. Luciana Brandli.
Conheça os projetos apresentados no 3º Workshop do Green Office:
Vai de Bike com o Green Office
O projeto busca incentivar a mudança de hábitos em relação ao transporte até a UPF, implantando no Campus I pontos estratégicos com estacionamento de bicicletas, como forma de motivar os alunos a aderir o uso de bicicletas como locomoção urbana e contribuir para a redução de dióxido de carbono (CO²), melhorar a mobilidade dentro do Campus I e proporcionar mais qualidade de vida à comunidade acadêmica. A iniciativa é coordenada pelo professor Dr. Francisco Dalla Rosa e conta com a participação de estudantes do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil e Ambiental e da Secretaria de Esportes de Passo Fundo.
Concurso árvores gigantes do Planalto Médio do RS
O concurso propões identificar os maiores exemplares de árvores nativas frutíferas de diferentes espécies da região do Planalto Médio do RS, consideradas estratégicas para a conservação da fauna silvestre e estocagem de carbono. A iniciativa busca fomentar uma cultura de sensibilização, interesse e valorização das florestas junto aos proprietários de terras e comunidade em geral. O projeto é coordenado pelo professor Dr. Jaime Martinez e conta com a participação de estagiários do Laboratório de Manejo da Vida Silvestre da UPF (Lamvis), projeto Charão, prefeituras de Passo Fundo, Carazinho e Mato Castelhano, Floresta Nacional de Passo Fundo, Cotrijal, Emater/RS, Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Programas de Pós-graduação em História e Ciências Ambientais da UPF.
Ações de pesquisa e extensão para programação da segurança alimentar e melhoria da nutrição de recicladores de resíduos
Coordenado pela professora Me. Cintia Tonieto Gris, o projeto é desenvolvido por estudantes e professores do curso de Nutrição, com colaboração do Projeto Transformação e Centro de Tecnologias Alternativas Populares (Cetap). Durante a ação foram desenvolvidas atividades de pesquisa e extensão para diagnóstico da situação alimentar e nutricional, segurança alimentar e melhoria da nutrição de recicladores de resíduos associados à cooperativa Recibela.
Ensino-pesquisa-extensão auxiliando na conversão orgânica de uma horta universitária: formação, percepções e vivências de sustentabilidade
O projeto atuou na implementação de um espaço educativo e de vivências de uma horta orgânica no Campus I da UPF para demonstração, educação e formação de pessoas interessadas em criar um contato maior com a natureza e suas potencialidades, buscando sensibilizar as pessoas através da produção e cultivo do próprio alimento de maneira orgânica. A ação é coordenada pela professora Dra. Claudia Petry e conta com a participação de professores e estudantes de diversos cursos como Filosofia, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Nutrição, Medicina, entre outros, além de apoio do Centro de Tecnologias Alternativas Populares (Cetap) e Be8 S/A.
(RE)ACTI!: um projeto sobre consumo, meio ambiente e sociedade
A iniciativa propôs a prática de atividades multidisciplinares nas aulas de Língua Inglesa de estudantes dos 9º anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Eloy Pinheiro Machado. A ações promoveram o envolvimento e protagonismo dos estudantes durante as atividades, que utilizaram a tecnologia como ferramenta para conscientização das turmas, por meio da produção de textos autênticos de diversos gêneros e a publicação das mídias produzidas, levando à comunidade a divulgação do projeto e das ações sociais que ele compreende. A iniciativa é coordenada pelas professoras Dra. Luciane Sturm, Me. Cleonice Pletsch, e Me. Jancileidi Hübner, com participação de acadêmicos do curso de Letras e estudantes da Escola Eloy Pinheiro Machado.
Galeria de Imagens
Notícias relacionadas