Projeto DITTS
Projeto DITTS - Introdução Digital aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Ensino Superior: aspectos regionais na implementação dos ODS no Brasil e na África do Sul
Este projeto tem como objetivo construir uma parceria entre UPF (Brasil), Unisa (África do Sul) e HAW Hamburg (Alemanha) para a criação de materiais didáticos sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, voltados ao ensino superior.
Como resultado, visa familiarizar os alunos com os ODSs e aumentar a conscientização sobre como podem contribuir para alcançar a Agenda 2030.
O projeto se concentra na produção de materiais didáticos, na forma de Módulos, para nove ODS que integram a Agenda 2030, sendo eles: ODS 1 - Erradicação da pobreza; ODS 2 - Fome zero e agricultura sustentável; ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico; ODS 9 - Indústria, inovação e infraestrutura; ODS 10 - Redução das desigualdades; ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis; ODS 15 - Vida terrestre; ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes; e ODS 17 - Parcerias e meios de implementação.
Os Módulos são planejados para professores e demais interessados utilizarem em suas aulas e entre os materiais elaborados estão slides em PowerPoint, um manual para o professor, fonte de literatura adicional e exemplos de melhores práticas.
Para a validação do conteúdo e da estrutura dos materiais, todos os Módulos são apresentados em workshops com professores das universidades participantes e também em workshops com as partes interessadas externas, como ONGs do setor educacional. Desta forma, as perspectivas e contribuições destes atores de diferentes contextos também são consideradas no conteúdo dos Módulos.
As viagens de intercâmbio de alunos de pós-graduação da UPF (Brasil) e da Unisa (África do Sul) promovem o aprofundamento da pesquisa para superar os desafios que ainda se colocam na implementação dos ODS nestes países. Além disso, as oportunidades de intercâmbio promoverão futuras colaborações entre os países do Hemisfério Sul e eventos conjuntos de sustentabilidade, e também podem aprimorar a parceria existente e desenvolvimento de iniciativas conjuntas de pesquisa.