Especialização em História e Gestão de Acervos
O curso na UPF
O curso na UPF
O curso de Especialização em História e Gestão de Acervos tem como objetivo a formação técnico-teórica e prática dos profissionais atuantes em museus, arquivos, casas de cultura e memória, espaços de guarda, conservação e divulgação de acervos de natureza histórica. Tendo em vista o crescimento da questão da democratização e do acesso à memória de história para toda a comunidade, evidencia-se a necessidade de qualificação e atualização por parte dos profissionais que trabalham neste meio, visando a compreensão, gestão, conservação, manuseio, descrição, qualificação da divulgação e atendimento ao público. As instituições públicas e privadas passaram a considerar mais profundamente a responsabilidade social na organização e conservação de acervos que são de interesse social, histórico e cultural, e, por isso, a formação em Gestão de Acervos está alinhada às políticas constitucionais, culturais, educativas e sociais, visando uma gestão qualificada e a democratização de conhecimento e acesso aos acervos.
Diferenciais
O curso articula questões teórico-práticas derivadas da História, Arquivologia e Museologia. Contempla a interdisciplinaridade necessária para a lida com acervos. Potencializa as competências e habilidades dos especialistas, que estarão aptos a reconhecer contextos sociais, culturais, políticos e legais; reconhecer e valorizar a pluralidade; mediar programas educativos e culturais; além de compreender os processos de construção sócio-histórica.
Área de atuação
Os Especialistas em História e Gestão de Acervos poderão trabalhar com acervos considerando suas especificidades, tipologias, importância sociocultural e histórica em museus, casas de cultura, arquivos históricos, produção e gestão cultural, pesquisadores dos bens patrimoniais e demais espaços onde se considere o tema do patrimônio cultural.
Objetivos da especialização
Formação técnico-teórica e prática dos profissionais atuantes em museus, arquivos, casas de cultura e memória e outros espaços de guarda, conservação e divulgação de acervos de natureza histórica.
Objetivos Específicos
a) Discutir o conceito de patrimônio e seus derivativos (material, imaterial, histórico, documental, museal, ambiental, cultural, etc.);
b) Analisar as vinculações e singularidades entre memória e história e sua implicação na pesquisa e na caracterização de acervos;
c) Avaliar a importância da história e memória para constituição do perfil dos acervos e de sua descrição e exposição qualificadas;
d) Instrumentalizar teórica e praticamente para o trabalho com gestão, descrição, acondicionamento, guarda e divulgação de acervos;
e) Discutir os perfis e funções de espaços museais, arquivísticos, memorialísticos e expositivos.
Público-alvo
Área de atuação: Profissionais que atuam em museus, casas de cultura, arquivos históricos ou administrativos, produção e gestão cultural, pesquisadores dos bens patrimoniais, professores do Ensino Médio e Fundamental, e demais interessados no tema do patrimônio cultural.
Graduação em: História, Educação, Comunicação Social, Artes Visuais, Geografia, Ciências Sociais, Sociologia, Biologia, Pedagogia, Administração, Secretariado Executivo, Biblioteconomia, Arquivologia, Museologia, Direito, Políticas Públicas, entre outras.
Interesses: Gestão de Acervos, Acervos, Fundos, Coleções, Arquivos Privados, Patrimônio Cultural, Arquivo Histórico, Museu Histórico, Memorial Institucional, Instituições de Memória, Instituto Histórico.
Coordenação
Dra. Gizele Zanotto - gizele@upf.br
Funcionamento
• Local: Campus I Passo Fundo - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
• Aulas: Semanal - Segundas à noite (aulas por videoconferência) e sábado (atividades pelo Moodle)
• Período: 14 meses
Contato
Telefone: (54) 3316-8330
E-mail: ifch@upf.br