Universidade

Acadêmicos de Jornalismo desenvolvem planos de comunicação para startups do UPF Parque

10/06/2024

10:58

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Marcia Crislaine Horn | Divulgação

Parceria já está na segunda edição. Neste ano, três startups foram atendidas

Na noite de quarta-feira (05), os acadêmicos do 5º nível do curso de Jornalismo da Universidade de Passo Fundo, em parceria com o UPF Parque, apresentaram a análise e o planejamento de comunicação elaborados durante o semestre para três startups incubadas no espaço tecnológico. A atividade, ministrada pela professora Dra. Maria Joana Chaise, na disciplina de Assessoria de Imprensa, visava proporcionar aos estudantes vivências jornalísticas para além da sala de aula, trabalhando com empresas ativas no mercado de trabalho.

A parceria não é nova, pois no ano de 2022 essa atividade já ocorreu. Na oportunidade, foram desenvolvidos planos de comunicação para outras quatro startups, refletindo em resultados positivos para ambas as partes envolvidas. Assim como neste ano, os acadêmicos desenvolveram embasamento teórico em sala de aula, para assim aplicarem na prática.

Para a head de Novos Negócios do UPF Parque, Marcia Crislaine Horn, o encontro serve como fonte de conhecimento para os alunos e os profissionais. “O desafio de integrar acadêmicos da graduação para realizarem trabalhos práticos envolvendo empreendedores que estão iniciando os seus negócios é superimportante. Um planejamento de comunicação vem para agregar muito, tanto no desenvolvimento dos alunos, quanto para o conhecimento dos profissionais”, afirma Marcia.

O diretor comercial da VisionnIT, Alessandro Benites, ficou impressionado com o engajamento dos alunos. Os acadêmicos mergulharam na atividade e conseguiram captar a essência do VisionnIT e do eProHealth, inclusive identificaram algumas oportunidades e desafios para a nossa startup”, avaliou o empresário. Além da VisionnIT, também foram atendidas a Drone Kids School e a Envolp, ambas startups do UPF Parque.

Na avaliação da professora Maria Joana, orientadora do trabalho de interação, esse tipo de parceria fortalece tanto acadêmicos quanto as próprias empresas. “Os alunos vivenciaram a realidade de assessorar uma empresa real, com oportunidades e dificuldades reais, e buscam soluções de comunicação que podem fortalecer aquele negócio, o que torna a aprendizagem do conteúdo de sala de aula muito mais rico e interessante”, destaca.

Vestibular de Inverno


Para quem deseja vivenciar experiências como essa na teoria e na prática, o curso de Jornalismo está com as inscrições abertas para o Vestibular de Inverno 2024. O ingresso pode ser feito pela prova de redação presencial ou on-line, e também pela nota da redação do Enem. O período para inscrições para a prova presencial se encerra em 18 de junho, e a prova ocorre no dia 22.

Acesse upf.br/ingresso e saiba mais sobre esse e outros cursos com inscrições abertas.

INSCREVA-SE