Por: Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação
Resultado de atividades teórico-práticas e extensionistas da disciplina Práticas em Centros de Pesquisa e Memória do curso de História da UPF, a exposição "Gestos de fé: traços e vestígios de crenças religiosas" será inaugurada dia 26 de setembro, às 19 horas, no prédio D3, Campus I da UPF. A disciplina é ministrada pela professora Dra. Gizele Zanotto, que também coordena a exposição.
Segundo ela, a atividade tem como premissa a ideia de que o crer faz parte da vivência subjetiva ou coletiva de milhares de pessoas por todo o mundo. “Mais do que amparos institucionais, a vinculação a doutrinas, crenças e sua manifestação em práticas e gestos votivos evidencia a força de elementos religiosos na compreensão e atuação dos indivíduos em sociedade. Esta mostra parte da valorização do crer e fazer religioso enquanto elementos que marcam expressivos grupos sociais e culturais e, em decorrência, que importam à História como fator de conhecimento histórico-social e cultural”, pontuou.
A proposta da exposição está articulada à temática do III Seminário Internacional da Rede de Pesquisa em Acervos e Patrimônio Cultural, que tem como eixo temático a Cultura Material entre evidências e memórias.
A conferência de abertura ocorre na noite de 26 de setembro, no Auditório do IHCEC, prédio D3. A conferencista será a profa. Dra. Patricia Alejandra Fogelman, que proferirá a conferência intitulada "Exibir ex-votos. Dispositivos culturais nos santuários nacionais dedicados à Virgem de Luján e Aparecida".
Saiba mais sobre atividades do evento aqui.