Por: Fernanda Gomes Lago/Nexjor. Edição: Assessoria de Imprensa
Fotos: Fernanda Gomes Lago/Nexjor e Tainá Binelo
A Faculdade de Artes e Comunicação da Universidade de Passo Fundo (FAC/UPF) iniciou na segunda-feira, 21 de fevereiro, as comemorações das suas sete décadas de história. Na oportunidade, foi apresentado o selo dos 70 anos e lido o Manifesto, que expressa a essência criativa da Unidade Acadêmica, casa dos cursos de Artes Visuais, Design Gráfico, Jornalismo, Música e Publicidade e Propaganda.
Não faltou emoção nas falas dos professores e coordenadores na abertura da noite, que marcou também o início do ano letivo. A diretora da FAC, professora Dra. Bibiana de Paula Friderichs, fez uma homenagem à Unidade, lembrando que ela é mais antiga que a própria Universidade, porém nunca deixou de se renovar e inovar. “A FAC é a minha segunda casa e a segunda casa de todos vocês. Esta história foi construída por grandes nomes que passaram por aqui e ajudaram a construir cada tijolinho da Unidade e, neste ano, todos serão lembrados e homenageados como sinal da nossa gratidão”, declarou Bibiana.
A primeira homenageada das comemorações foi a ex-coordenadora de Artes Visuais, Mariane Loch Sbeghen, que se emocionou ao lembrar dos momentos mais marcantes que viveu na FAC. Outra professora homenageada foi a ex-diretora da FAC, Cilene Maria Potrich, que juntamente com o estudante Giancarlo Rotta de Camargo, interpretou o Manifesto, com texto redigido pelo Núcleo Experimental de Publicidade e Propaganda. As palavras do Manifesto trazem a essência da Unidade, que respira criatividade. “Ser criativo é ser ao mesmo tempo multiplicável e indivisível. Somos únicos, porque somos tantos, e somos tantos, porque vivemos um único sentimento”, conclui o Manifesto chamado de “Criativamente Revolucionário”.
A atividade também teve a presença dos coordenadores dos cursos de Jornalismo, Me. Maria Joana Chaise, de Música, Dr. Alexandre Saggioratto, de Artes Visuais, Me. Luciane Tomasini, de Design Gráfico, Thomas Germano Battesini Teixeira, e de Publicidade e Propaganda, Me. Ciro Eduardo Gusatti. E, como de costume para os faquianos, a noite contou com a apresentação musical dos acadêmicos do curso de Música, sob supervisão do professor Me. Marcio Tolio “Kabecinha”.
As comemorações dos 70 anos da FAC seguem na sexta-feira (25), no turno da manhã.
Galeria de Imagens
Notícias relacionadas