Por: João Pedro Varal Tartari - Música Autoral
Fotos: Divulgação
Projeto do curso de Jornalismo da UPF que visa dar visibilidade para artistas compositores irá contar com músicos de todo o RS
O projeto de divulgação de artistas Música Autoral, vinculado ao curso de Jornalismo da UPF, anunciou os selecionados para participarem da nona temporada. Neste primeiro semestre de 2024, o trabalho será desenvolvido com o compositor de MPB Edu Xavier, de Erechim; o multi-instrumentista Victor Perini, de Carazinho; além da dupla BúziosDeAgô, de Porto Alegre.
Ao todo, foram mais de 40 inscritos de toda a região Norte do Rio Grande do Sul e capital do Estado. O projeto também recebeu cadastros de Passo Fundo, Marau, Casca, Sarandi, Espumoso, Ibiraiaras, São Marcos, Caxias do Sul, Encantado e Cachoeira do Sul.
O Música Autoral é um projeto ligado ao curso de Jornalismo do Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade da Universidade de Passo Fundo (IHCEC/UPF), como parte da disciplina Laboratório de Convergência III: Transmídia, ministrada pela professora Nadja Hartmann. A ação de divulgação de compositores é realizada pelos próprios alunos, e inclui a produção de um vídeo acústico com os músicos, que será lançado no início de junho.
É possível acompanhar mais ações do projeto Música Autoral acessando os perfis do projeto no Facebook, no Instagram e no YouTube.
Conheça os selecionados:
BúziosDeAgô
Dupla com fortes tendências da MPB, a BúziosDeAgô é formada por Gabriel DoCanto e Michelle Buss – de diferentes partes do RS. “A Michelle é de Jaguari, interior do Estado, e eu sou de Porto Alegre”, explica Gabriel. “É um trabalho bem complicado para desenvolver nossas composições, mas a gente faz acontecer, porque a gente tem isso como missão”, acrescenta.
O músico detalha as inspirações de estilo da dupla. “Ambos somos cantores, eu toco violão e ela canta. As nossas bases musicais são [na] música brasileira, praticamente, uma MPB, mas a gente se funda muito na espiritualidade”, conta.
Ele ainda fala dos próximos projetos da dupla. “O BúziosDeAgô já lançou duas músicas. Se contar a música que eu e a Michelle fizemos antes, que foi, tipo, o embrião do projeto, são três. Vamos lançar mais uma agora, em breve, e a gente está terminando um álbum com várias músicas e que vai sair este ano”, pontua.
Edu Xavier
De Erechim, e com uma linha muito mais usual de Música Popular Brasileira, Edu Xavier é músico graduado e licenciado pela UPF em 2023. “Entrei para a faculdade e me formei em bacharel em Canto”, explica.
Refúgio e paz são palavras que Edu associa à música – e que aparecem no seu trabalho autoral. “Hoje, como cantor, compositor e professor, eu tenho três álbuns lançados. Um deles é o ‘Casa’, em que uma das músicas foi selecionada [para o Música Autoral]”, destaca.
Ele explica um pouco de sua história com a composição: “a música entrou na minha vida quando eu tinha cinco anos, quando ganhei o primeiro violão do meu pai e aprendi os primeiros acordes. Aos 17 anos, eu entrei para o Coral da URI, onde tive o primeiro contato com as partituras e a técnica vocal”.
Victor Perini
Morador de Carazinho, Victor Perini é compositor, cantor, multi-instrumentista e produtor musical. “Eu canto no meu projeto autoral, que é o Victor Perini, e tem foco nos gêneros de indie rock e rock alternativo”, comenta o artista.
Com o ritmo carregado, a dissonância sutil e a lírica irônica do indie rock, ele chega ao Música Autoral com a versão acústica de uma de suas estreias mais recentes “I can't sleep”. Mas essa não é a única faixa que ele já escreveu. “Eu compus em torno de 60 músicas, até agora. Muitas delas são só demos, escondidas no meu computador… Por enquanto”, brinca.
Victor também é multi-instrumentista, isso é, tem habilidade em mais de um instrumento. “Eu toco, hoje em dia, quatro instrumentos. São eles: o contrabaixo, o teclado, o violão/guitarra e eu canto também, além de atuar como produtor musical”, frisa.
Galeria de Imagens
Notícias relacionadas