Por: Assessoria de Imprensa
Exibição de longas deve ocorrer uma vez ao mês a fim de divulgar filmes nacionais e independentes
O Diretório Acadêmico Carlos Gomes (DACG) do prédio D2, do Instituto de Humanidades, Ciência, Educação e Criatividade da Universidade de Passo Fundo (UPF/IHCEC), realizará na próxima segunda-feira, 24 de outubro, a primeira sessão do Cine Aberto. O evento de exibição de filmes visa fomentar o cinema nacional e independente. A exibição ocorrerá a partir das 19h30min, ao ar livre, no jardim das artes, ao lado da unidade.
O presidente da atual gestão do DACG, Luís Henrique de Melo, conta como surgiu a ideia da iniciativa. “A gente trouxe o Cine Aberto com o foco em democratizar o cinema entre os acadêmicos da Universidade, valorizando principalmente o cinema independente nacional, que carece de divulgação. Nossas maiores inspirações são em pequenas salas de cinemas organizadas por estudantes, que trabalham com o mesmo tipo de conteúdo, e estão distribuídas pelo país em diversas universidades, afirma.
O filme escolhido pela gestão para a primeira sessão foi Marighella (2019). Dirigido por Wagner Moura, o longa conta como o líder de um grupo de jovens guerrilheiros, Carlos Marighella, tenta divulgar sua luta contra a ditadura para o povo brasileiro, isto em meio a censura e a violência militar. O principal opositor do militante é Lúcio, policial que o rotula como inimigo público do país.
Como o nome indica, as exibições do Cine Aberto ocorrerão ao ar livre, no jardim das artes, que se encontra ao lado da unidade, bem em frente à capela. A exibição será em horário de aula, com isso, os alunos que comparecerem à sessão recebem certificado para validação de horas complementares.
Em caso de chuva, a sessão será cancelada.
Galeria de Imagens
Notícias relacionadas