Por: Assessoria de Imprensa
Fotos: Thaís Brock
A obra “Isa, você sabe ler?” narra a história de uma criança que aprende a ler e traz provocações sobre relação da criança com a língua, em sua manifestação oral e escrita
Uma menina esperta, rodeada de livros e gatos. Esta é Isa, personagem principal da obra “Isa, você sabe ler?”, lançada no último sábado, 15 de abril. De autoria da professora da Universidade de Passo Fundo (UPF), Dra. Marlete Diedrich, e com ilustrações da acadêmica de Design Gráfico, Gabriela Dornelles, o livro narra a história de Isa em sua jornada ao aprender a ler e é baseado em eventos da realidade, uma vez que a trajetória vivida pela personagem é muito semelhante à trajetória vivida pelas crianças em geral que aprendem a ler. A inspiração para a produção da história é uma menina da vida real, do convívio da autora.
Essa não é a primeira vez que a professora e a acadêmica se unem em um projeto. Marlete e Gabriela já realizaram outro importante trabalho em parceria: a exposição “Era uma vez… narrativas de crianças na pandemia - discursos que reinventam o mundo”, da qual derivaram o Caderno que acompanhou a exposição e o catálogo. Desta vez, diferentemente da Exposição, o livro agora publicado é uma produção independente das autoras. Segundo a professora Marlete, a narrativa é envolvente e aproxima-se do universo da criança. “A personagem se vê às voltas com a necessidade de desvendar o mistério das letrinhas no papel. As experiências de Isa com e no mundo da escrita são mediadas pelo afeto e pelo sentimento de segurança firmados em sua relação com os adultos que com ela convivem”, explica.
Marlete destaca ainda que a história se estrutura em concepções de linguagem que permitem pensar na relação da criança com a língua, em sua manifestação oral e escrita, e na relação com o outro de seu convívio. “Ao se deslocar entre estruturas da língua em sua modalidade oral e escrita, a criança vivencia a propriedade simbólica da linguagem, por meio da qual ela se constitui sujeito que lê e escreve, o que lhe confere um lugar de dizer na sociedade”, conta.
Apesar de ser voltada ao público infantil, a obra também pode ser utilizada por adultos que trabalham com crianças, uma vez que, de acordo com Marlete, a proposta se aplica muito bem em sala de aula, com a possibilidade de um trabalho sistematizado conduzido pelos professores da Educação infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. “No entanto, não se trata de um método de alfabetização ou de um elenco de dicas: trata-se da escuta qualificada que o adulto assume em relação ao dizer da criança. As relações entre a realização sonora da língua e a realização escrita são estabelecidas de forma lúdica e dinâmica, a partir de temas de interesse da criança, como os gatos e suas denominações”, ressalta.
Responsável por dar vida à Isa, seus gatos e aventuras, Gabriela conta que foi uma honra ser co-autora da obra. As ilustrações desenvolvidas pela acadêmica remetem ao flat design e garantem uma narrativa leve e envolvente. “Temos uma parceria profissional há um tempo e quando a professora me chamou para mais esse projeto aceitei de pronto, ainda mais para ilustrar uma narrativa sobre e para a alfabetização. Ela me convidou a me encontrar nesse lugar de ilustradora que eu mesma não sabia que poderia ocupar”, comenta.
A obra pode ser adquirida AQUI
Galeria de Imagens
Notícias relacionadas