Por: Assessoria de Imprensa
Fotos: Caroline Simor
Pacto pela Inovação de Passo Fundo foi lançado nesta terça-feira. A UPF, por meio do UPF Parque, é um dos atores que colocarão em prática as ações
Pioneira na inovação no norte do Estado, a UPF conta com o único parque tecnológico da região: o UPF Parque. Por meio do espaço, centenas de projetos, ações e iniciativas são colocadas em prática, atendendo demandas de empresas e da própria comunidade. Conectada com a cidade, a UPF é uma das integrantes do Pacto pela Inovação de Passo Fundo, programa lançado pela Prefeitura na noite desta terça-feira, 02 de julho. O cronograma do Passo para o Futuro inicia em agosto e aprovará 12 projetos que impulsionarão a inovação no município, planejando a cidade para 2050.
O Pacto propõe uma cidade inovadora em quatro missões: na sustentabilidade, na educação, no agro e na vida das pessoas. Como um primeiro passo, serão feitas reuniões para que os projetos já existentes e as novas ideias sejam conhecidas e, a partir disso, seja elaborado um planejamento para viabilizar os trabalhos. Para Cassiane Chais, gerente do UPF Parque, o programa lançado vai dar ainda mais visibilidade para o que já é feito, além de abrir espaços para que novas ideias possam transformar a realidade de Passo Fundo. “É um passo muito importante para a cidade e para toda a região. Agora é hora de as empresas se aproximarem do ecossistema de inovação da UPF para, juntos, buscarmos os melhores caminhos na transformação e desenvolvimento da cidade”, disse.
A ação tem como proposta a colaboração de diversos setores da sociedade, incluindo governo, empresas, universidades e instituições. O objetivo é que, com o Passo para o Futuro, o município seja um exemplo de desenvolvimento sustentável, inclusão social e avanço tecnológico. Durante o evento, o prefeito Pedro Almeida anunciou o aporte de R$ 3 milhões no Fundo Municipal de Inovação, para estimular novos projetos de startups. A reitora da UPF, Bernadete Maria Dalmolin e o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Antônio Thomé, estiveram presentes no evento.
Fazem parte da estrutura do Pacto, a reitora Bernadete Dalmolin, representando a instituição no Board Estratégico. Pelo UPF Parque, a gestora Cassiane Chais compõe o grupo de Coordenação e a head de Novos Negócios, Marcia Horn, participa do GTO - Grupo Tático Operacional. Além delas, professores mentores da Universidade contribuem com o pensamento crítico para a construção de visão de futuro.
A secretária de Inovação de Passo Fundo, Bárbara Fritzen, destacou a importância do envolvimento de todos para que a cidade siga sendo referência na saúde, na educação e também na inovação. Conforme ela, o Passo para o Futuro pretende estimular o desenvolvimento econômico e social por meio da inovação. “Nosso desafio está lançado e queremos que cada um se sinta parte disso. Queremos pensar a cidade para 2050 e, para isso, precisamos de ideias e projetos que possam ser colocados em prática. A nossa visão de futuro é posicionar Passo Fundo no mapa global da inovação, promovendo avanços tecnológicos e crescimento econômico de forma inclusiva e sustentável”, ponderou a secretária.