Por: Caroline Simor
Fotos: Caroline Simor
Iniciativa tem como foco estudantes do magistério de Passo Fundo e região, e promove uma imersão nas licenciaturas da Universidade
A UPF abriu as portas dos cursos de licenciatura para mais uma edição do projeto EducadoreZ. A iniciativa tem como foco receber estudantes normalistas de Passo Fundo e região. Durante todo o dia mais de 350 estudantes tiveram a oportunidade de conversar com professores, trocar experiência sobre a vida docente, além de irem para dentro dos laboratórios, salas de aulas e espaços formativos que fazem parte da rotina de quem estuda um curso de licenciatura na Universidade.
Entre as temáticas oferecidas nas oficinas, estiveram formações sobre meio ambiente e história ambiental, patrimônio histórico e cultural, leitura infantil na escola, visita aos cursos de Música e ao Acervo Josué Guimarães, além de atividades práticas sobre Inteligência Artificial, luz e cores e nos laboratórios dos cursos de Química e Biologia.
Presente na abertura, a reitora da UPF, Bernadete Maria Dalmolin, destacou a importância do momento e sugeriu aos estudantes a vivência plena das atividades, aproveitando as trocas, descobertas e oportunidades. “Aqui na Universidade nós vivemos momentos de profundas transformações, em todas as áreas e vocês estão chegando numa fase muito interessante para dar continuidade ao desenvolvimento dessa nossa grande sociedade e, principalmente, na profissão que vocês escolherem. A Universidade tem esse compromisso de formar professores e temos a possibilidade de oferecer uma educação de excelência, uma educação que prepara vocês. Este é um espaço de muita troca, de muita imersão nas áreas do conhecimento, é um espaço que tem todas as possibilidades para que vocês possam construir um melhor futuro”, destacou.
Para o diretor do Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade (IHCEC), professor Dr. Luiz Marcelo Darroz, ver o auditório cheio de jovens que escolheram trilhar o caminho para serem professores, é mais do que motivador, é inspirador. “Planejamos uma série de atividades para que vocês possam experimentar aquilo que nós fazemos cotidianamente nos nossos cursos de licenciatura. Acreditem, estamos muito felizes de ter vocês aqui. Estamos muito felizes de perceber o quanto os olhos de vocês brilham quando buscam algo a mais que possa contribuir com a formação de vocês”, pontuou.
A docência na prática
Como primeira atividade, os estudantes puderam ouvir a história de cinco egressos da UPF que tiveram suas formações na Instituição nos mais variados níveis e que hoje atuam como professores na Universidade, na rede pública e privada de ensino. A medição da atividade foi feita pela influenciadora digital na área da educação Lissara Alves. Graduada em Letras, Língua Portuguesa e Língua Inglesa e mestranda em Letras pela UPF, ela também compartilhou sua trajetória.
Júlia Wentz dos Santos é professora de biologia em Carazinho. Licenciada em Ciências Biológicas pela UPF, ela também é coordenadora metodológica da oficina de sustentabilidade do Programa Tempo Integral, parceria da Prefeitura de Passo Fundo e da UPF. Ela contou que ser professora não estava em seus planos, mas que isso mudou quando teve contato com a sala de aula. “Não sonhava com a docência, mas foi nos estágios finais onde fui para a sala de aula que me encantei por esse universo. A biologia é a ciência da vida e ela nos ajuda a entender cada ser, cada indivíduo e seu papel na natureza. Assim, consegui encaixar o meu sonho de ser bióloga e o desafio de repassar esses conhecimentos e ser uma ferramenta para que as futuras gerações vivam em um mundo sustentável e saudável. Foi a partir das experiências que vivi aqui que posso hoje compartilhar com meus alunos”, comentou.
Márcio Batisti é doutor em Letras pela UPF e foi aqui que ele também fez a graduação e o mestrado. Professor de Língua Portuguesa em duas escolas de Passo Fundo, ele destacou que ali, no auditório, estava vendo seus professores, seus alunos e os professores do futuro. “A docência para mim é arte de ensinar a ver o mundo, mas não apenas ver, mas a compreender. Hoje estou aqui como professor e vejo o professor Luiz Marcelo, que me deu aulas no ensino médio, e a professora Patrícia Valério, que foi minha orientadora no mestrado, e vejo o Mateus, que foi meu aluno e que hoje é professor do meu sobrinho de 5 anos. Esse ciclo é o que me motiva a seguir acreditando que ensinar transforma”, pontuou.
Além deles, também compartilharam suas experiências Gabriela Hammes, egressa do curso de Pedagogia e professora da Educação Básica do Integrado, e Mariana Caser Bedin, egressa do curso de Artes Visuais e professora de Artes em duas escolas de Passo Fundo.
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