Acadêmicos realizam identificação e catalogação de plantas ornamentais do Campus I
03/12/2024
17:21
Por: Assessoria de Imprensa
Fotos: Carla Vailatti
Durante as aulas, estudantes de Agronomia e Ciências Biológicas aplicaram na prática o conhecimento aprendido para melhorar a acessibilidade à informação ambiental
Enquanto aprendem sobre botânica, os estudantes dos cursos de Agronomia e Ciências Biológicas também desenvolvem ações que melhoram a acessibilidade à informação ambiental. Em uma atividade que combina pesquisa e extensão, os acadêmicos, durante as disciplinas de Botânica das Espermatófitas e Botânica Agronômica, desenvolveram um trabalho de identificação e catalogação das espécies ornamentais no interior dos prédios I5 (Instituto da Saúde) e B4 (Esan).
De acordo com o professor das disciplinas Cristiano Buzatto, a ação impacta diretamente a comunidade universitária de ambos os prédios, incluindo acadêmicos dos diferentes cursos, além de beneficiar visitantes externos que circulam pelos espaços. “Para isso foram geradas placas de identificação contendo o nome científico, nome popular, família botânica e realizada a divulgação das espécies identificadas em redes sociais e plataformas educacionais da UPF”, explicou.
Além da integração entre dois pilares importantes da Universidade, a atividade também está de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis (incentivo ao paisagismo e educação ambiental); e ODS 15 - Vida terrestre (conservação da biodiversidade ornamental em ambientes urbanos). Para promover essas ações, a comunidade externa foi convidada a conhecer as placas realizadas por acadêmicos sob orientação docente, promovendo o aprendizado prático e o diálogo sobre o papel das plantas na melhoria do ambiente interno.