Aula Magna marca o início do ano letivo com debate sobre a Geração Z e os desafios da educação
18/02/2025
10:22
Por: Assessoria de Imprensa
Fotos: Camila Guedes, Carla Vailatti e Luís Henrique de Melo
O evento reuniu docentes para uma discussão aprofundada com o objetivo de qualificar os professores para lidar com as novas configurações da educação e aprimorar suas práticas pedagógicas
Nessa segunda-feira, 17 de fevereiro, a Universidade de Passo Fundo deu início ao ano letivo de 2025 com uma Aula Magna que promoveu reflexões essenciais sobre os desafios da educação contemporânea. Com o tema "Geração Z para além do 'nativo digital': diálogos necessários para uma educação sem estigmas", o evento reuniu docentes para uma discussão aprofundada conduzida pelas professoras Dra. Maria Goreti Baptista Betencourt e Dra. Luciana Maria Schmidt Rizzi. O debate marcou o encerramento de uma série de encontros realizados ao longo da última semana, que abordaram, além das mudanças geracionais, temas como inteligência artificial e economia criativa. Essas discussões visaram qualificar os professores para lidar com as novas configurações da educação e aprimorar suas práticas pedagógicas.
Entendendo a Geração Z: desafios e oportunidades
A professora Maria Goreti Baptista Betencourt destacou aspectos essenciais do perfil da Geração Z, ressaltando que, embora tenham acesso fácil à informação, esses jovens muitas vezes não demonstram interesse imediato pelo ensino superior. Segundo ela, essa geração é marcada por um comportamento mais voltado para o imediatismo e pelo desejo de experiências práticas antes de buscar formação acadêmica. Além disso, enfatizou a relevância das questões emocionais e da espiritualidade na vida desses jovens, apontando a necessidade de uma abordagem educacional que considere essas dimensões.
Por sua vez, a professora Luciana Maria Schmidt Rizzi trouxe uma perspectiva voltada à educação e à formação de cidadãos. "Que mundo é esse das novas gerações e quem o construiu? Somos nós, os adultos de hoje", provocou. Luciana também abordou questões como a fluidez do tempo, a crise de valores e o impacto da individualização nas relações humanas. Segundo ela, a escola e a universidade enfrentam o desafio de resgatar a relevância do estudo e do pensamento crítico em um contexto em que o conhecimento é facilmente acessível, mas nem sempre valorizado.
Compromisso da Universidade com a formação integral
Em sua fala de abertura, a reitora Bernadete Dalmolin reforçou o compromisso da UPF em formar profissionais altamente qualificados e cidadãos comprometidos com a sociedade. Bernadete destacou a importância da educação como "portadora de futuro" e enfatizou o papel fundamental da Universidade na transformação social e econômica da região. "Precisamos entender melhor as características das novas gerações e aprender com elas para extrair o melhor de cada uma. A transformação digital e a inteligência artificial são desafios, mas também oportunidades para aprimorarmos nossos processos de ensino e aprendizagem", afirmou a reitora.
Reflexão e inovação para o futuro da educação
O encontro deixou evidente a importância de revisar estratégias pedagógicas para engajar a Geração Z de maneira significativa. Os docentes foram convidados a refletir sobre sua própria prática e sobre como estimular o interesse dos estudantes por meio do diálogo, da interação e do uso de metodologias inovadoras.
Com o encontro, a Universidade buscou reafirmar seu compromisso com uma educação humanizada e inovadora, buscando sempre novas formas de construir conhecimento e de preparar as futuras gerações para os desafios do mundo contemporâneo. “Ao formar pessoas, ao fazer ciência, impactamos nossas vidas, nossas famílias, e, com isso, nós conseguimos desenvolver o nosso entorno, a nossa sociedade, e fazer com que nossa região seja reconhecida como uma grande região desse estado, nesse país. Fizemos isso porque somos universidade, porque nos preocupamos e nos dedicamos à formação. Esse é o nosso posicionamento”, finalizou Bernadete.