Geral

Estudantes fazem coleta de lixo nas áreas de proteção ambiental da UPF

12/09/2024

16:37

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Luís Henrique de Melo

Lixo é deixado por visitantes nas trilhas ecológicas da Universidade

Ana Júlia Redante e Joana Mocelin Cerezoli ainda estão no sexto semestre do curso de Ciências Biológicas da Universidade de Passo Fundo (UPF), mas já trabalham para promover impactos positivos na natureza. É que as duas estudantes mobilizaram um grupo de alunos e professores para recolher lixo (resíduos sólidos, no jargão técnico) das trilhas existentes dentro da reserva natural da UPF.

Dentro das Áreas de Preservação Permanente (APP) existem as trilhas ecológicas, que são ligadas ao projeto de extensão “Trilhas Ecológicas: Conservação, Saúde e Educação Socioambiental”, vinculado aos cursos de Ciências Biológicas e Educação Física, que permite a visita guiada a estudantes e a comunidade de toda a região. Infelizmente, é comum que os visitantes deixem lixo no chão durante o percurso, o que ocasiona na poluição do meio ambiente.

As estudantes Ana Júlia e Joana fazem parte do projeto das trilhas ecológicas, e ficaram incomodadas com a presença dos materiais no solo. Inquietas em sala de aula, propuseram à diretora do Instituto da Saúde, professora Me. Sandra Vanini que realizassem um mutirão para recolher os resíduos.

“Toda vez que realizamos atividades nas trilhas a gente percebia a quantidade de lixo que foi deixado no caminho. Tinha muita garrafa PET, canudo, embalagens de comida, e isso choca porque é um ponto onde debatemos a educação ambiental”, nos contou a estudante Ana Júlia.

Com o mutirão organizado, estudantes de vários cursos se voluntariaram para participar da ação. Além dos acadêmicos de Ciências Biológicas, alunos dos cursos História, Nutrição e Psicologia auxiliaram na coleta dos resíduos. Grupos como Diretórios Acadêmicos (DAs) e o Diretório Central dos Estudantes (DCE) também contribuíram com o projeto.

Estudantes que desejarem participar do mutirão podem contatar o Instituto da Saúde por meio do telefone (54) 3316-8310.