Por: Camila Guedes - Assessoria de Imprensa
Fotos: Carla Vailatti / Camila Guedes
Competições iniciaram nesse final de semana e seguem nos dias 2 e 3 de novembro, com disputas em 11 modalidades esportivas
Esportes, amizade e integração. O final de semana marcou o início dos Jogos Interatléticas da Universidade de Passo Fundo (Joia/UPF). Com a presença de cerca de 200 estudantes de diferentes cursos de graduação, os jogos iniciaram no sábado, dia 19 de outubro, e seguem nos dias 2 e 3 de novembro. Ao todo, 10 associações atléticas da Universidade participam da competição que contempla 11 modalidades esportivas: Basquete, Atletismo, Natação, Futsal, Tênis de Mesa, Handebol, Voleibol, Futebol 7, Vôlei de Praia, Jogos da Mente e Jogos e Boteco.
Toda a organização do Joia é feita pelos próprios estudantes. O objetivo, de acordo com a presidente dos jogos, a acadêmica do curso de Medicina Pietra Aquino, é fazer a integração entre os cursos da Universidade e promover o esporte e a qualidade de vida para os estudantes. “Nós acreditamos que esse envolvimento esportivo desperta nos acadêmicos diferentes questões, como a competitividade para o mercado de trabalho, o aprendizado para lidar com erros e acertos, perdas e vitórias, aprender a trabalhar em grupo e a pensar no coletivo”, comenta.
Outro benefício de atividades como o Joia é, segundo a estudante, a contribuição para a saúde mental dos estudantes que, muitas vezes, vivem rotinas intensas de estudos e trabalho. “Nós ficamos tão focados que acabamos esquecendo de viver um pouco lá fora e isso as Atléticas nos proporcionam: nos treinos após as aulas, nos encontros. São momentos de descontração, em que os estudantes conhecem pessoas novas, de níveis diferentes, de outros cursos, e isso conta muito para a saúde mental do estudante universitário. A ideia do Joia é fortalecer todas essas questões”, acrescenta.