Responsabilidade social

O curso de Arquitetura e Urbanismo da UPF preza pela formação de profissionais éticos e comprometidos com o desenvolvimento. Para cumprir com esse objetivo, oferece aos seus acadêmicos uma série de atividades que possibilitam o envolvimento com a comunidade, de modo que eles possam conhecer as reais demandas da sociedade e sejam agentes de transformação dessas realidades.

Pesquisa, projetos de extensão e atividades variadas cumprem esse papel. O Núcleo de Arquitetura e Desenvolvimento Urbano e Comunitário (Naduc) é um desses espaços disponíveis aos acadêmicos do curso. O Núcleo se caracteriza pela abordagem multiprofissional e pela liberdade de articulação entre os demais centros e núcleos da UPF, focado na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, fortalecendo os caráteres comunitários e filantrópicos, respeitando a totalidade das políticas de extensão da Universidade.

O Núcleo compreende ainda o Escritório Escola de Arquitetura e Urbanismo (EEAU) que desenvolve práticas e ações visando à qualidade de vida digna para todos os habitantes de assentamentos, ao uso tecnológico que respeite as necessidades sociais, culturais e estéticas dos povos, ao equilíbrio ecológico e ao desenvolvimento sustentável do ambiente construído e à arquitetura e urbanismo valorizados como patrimônio e responsabilidade de todos. Busca ainda a melhoria das práticas de educação e da formação profissional, através da vivência social e da experiência teórico-prática como um todo, além de estabelecer uma relação transformadora com a sociedade, afirmando, assim, a necessidade do caráter social do ensino universitário.

Outra iniciativa é o VivaEmau! – Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo. Trata-se de um projeto conceituado e fomentado pela Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (FeNEA) que visa à melhoria da educação e da formação profissional a partir da vivência social e da experiência teórico-prática como um todo.