Uma cidade inteligente é aquela que prima pelo bem estar do cidadão e sensibiliza os principais atores de que a tecnologia é o principal meio para isso. Nesse sentido, é o que motiva o desenvolvimento de projetos para implementá-las.
O projeto Cidades inteligentes: tecnologia e inovação para o bem estar do cidadão, anteriormente vinculado ao programa UniverCidade Educadora, está reestruturado e
busca uma integração da extensão com o Ensino e a Pesquisa na busca de uma inserção na comunidade. Essa inserção acontecerá sensibilizando o poder público e a população sobre a importância da busca de ações que transformem nossas cidades a partir do uso da tecnologia.
Gerar produtos tecnológicos que auxiliem nesta transformação e levar para a comunidade a partir da interação com os projetos de pesquisa do PPGCA e PPGENG será uma das grandes diretrizes deste projeto. Integrar tecnologias em prol do bem estar geral passa a ser um desafio para garantir a sustentabilidade das cidades e, só assim, melhorar as condições de vida dos cidadãos. Para dotar a cidade de inteligência é preciso pensar soluções em termos de espaço físico, gestão, segurança, serviços e uso de recursos naturais. É necessário, por exemplo, que os serviços básicos estejam habilitados a atender a demanda da população e que os recursos tecnológicos, cada vez mais presentes em nosso dia a dia, ofereçam a harmonia desejada entre a infraestrutura das cidades e as necessidades da população.
Conectar a tecnologia com práticas que melhoram a qualidade de vida do cidadão é o que norteia o projeto de extensão.
Contato
Facebook: https://www.facebook.com/CidadesInteligentesUPF